Embora o Festival de Cannes deste ano tenha sido cancelado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a organização do evento divulgou mesmo assim, nesta quarta-feira (3), a lista de filmes selecionados que seriam exibidos. O objetivo é impulsionar essas obras, como o nome de Cannes faz tradicionalmente, e ajudá-las a conseguir distribuição, público e visibilidade.
Dentre esses filmes está Ammonite, drama lésbico britânico dirigido por Francis Lee – o mesmo do aclamado O Nome de Deus – e protagonizado por Kate Winslet e Saoirse Ronan, vencedora e indicada ao Oscar, respectivamente.
Inspirado em uma história real, Ammonite mostra o relacionamento entre a paleontóloga inglesa Mary Anning (1799-1847), vivida por Winslet, e a geóloga Charlotte Murchison (1788-1869), interpretada por Ronan.
Ambas as pioneiras cientistas foram amigas por muitos anos, e trabalharam juntas e isoladas em um projeto – o que, no enredo do filme, inicia um romance ou algo próximo disso, segundo as poucas informações já divulgadas sobre o longa-metragem.