Após a Suprema Corte da Califórnia confirmar e manter o veto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado, gays e lésbicas saíram ontem às ruas em protesto.
Durante a manifestação, gritos de "vergonha" e cartazes com os dizeres "I do support the freedom to marry" (eu apoio a liberdade de casar) e "Demand Equality" (exigimos igualdade) eram constantemente vistos.
Famosos como a atriz Drew Barrymore, a cantora Kelly Osbourne e o blogueiro Perez Hilton marcaram presença no protesto. Kelly pintou no rosto as iniciais "No H8" – não à Proposição 8, referendo que proibiu o casamento gay em novembro do ano passado.
Já o blogueiro Perez Hilton afirmou que gays e lésbicas merecem a igualdade de direitos. "A América foi fundada sobre o princípio de que todos merecem a igualdade de direitos e proteção por lei. Temos que ser ouvidos."
Drew Barrymore também deu um show de tolerância e respeito. “Eu sou o que sou por causa das pessoas que influenciaram meu crescimento e muitas delas eram gays. Ninguém tem o direito de dizer o que é que forma uma família. Você escolhe suas batalhas neste mundo. Se você luta por tudo, você dá a cara para bater. Isto significa tudo para mim”, discursou.
Violência
Apesar dos discursos pacíficos, a polícia deteve 175 pessoas que protestavam contra o veto do casamento gay em San Francisco.
Segundo um porta-voz da polícia, as prisões ocorreram porque algumas pessoas bloquearam um cruzamento próximo ao prédio da Suprema Corte.