O festival Natura Nós aconteceu no último fim-de-semana, na Chácara do Jockey, em São Paulo, trazendo uma miscelânea de atrações musicais – no sábado, 16 de outubro, artistas nacionais e internacionais se apresentaram; no domingo (17) os shows tiveram temática infantil, com bandas e artistas se dedicando a essa faixa etária.
E o grande nome do sábado foi a dupla francesa Air. Formada em 1995 pelos músicos Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel, a banda desde sempre teve forte apelo junto ao público gay, principalmente pelo sucesso da música "Sexy Boy", de 1998 – que virou trilha sonora de diversos filmes e também da versão original britânica do seriado "Queer as Folk", em 2000.
Ao longo de 15 anos de carreira, semeada em 9 álbuns, o Air se fortaleceu como um nome moderno e vanguardista, que aliou a tecnologia da música eletrônica com as sonoridades vintage das décadas de 60 e 70.
E foi exatamente essa mistura que o grupo apresentou no Natura Nós. O som estava perfeito, criando ao vivo as ambientações envolventes escutadas nas gravações originais. Jean-Benoit (foto) se dividia entre dois teclados e o vocal, enquanto Nicolas também cantava e tocava guitarra, baixo e outro teclado. Na bateria, Alex Thomas.
Complementando a sonoridade, projeções futuristas e viajantes eram exibidas no fundo do palco, enquanto os rapazes permaneciam elegantes e blasés em seus figurinos brancos impecáveis. A plateia, ainda não completamente lotada – o show começou pontualmente às 19h e terminou às 20h -, seguiu enfeitiçada pelo show. Aqui e ali, casais gays masculinos assistiam abraçados. O público assistiu à apresentação com a reverência de quem acompanha um concerto de música clássica.
Na sequência, veio o show do grupo britânico Snow Patrol. Com sua sonoridade mais comercial – testada e consagrada por temas para o seriado "Grey’s Anatomy" e propagandas para telefones celulares -, a banda foi acompanhada por grande parcela do público.
Fechando a noite no palco principal, Jamiroquai. O grupo formado em 1993 e liderado pelo carismástico vocalista Jay Kay – único integrante da formação original – já se apresentou outras vezes no Brasil. Desta vez, o Jamiroquai não exibiu o mesmo vigor das apresentações anteriores. Jay Kay entrou no palco um tanto cansado, e foi se cansando ainda mais ao longo do show. Com seu charme irreverente, o cantor executou seus famosos passos malucos e realizou uma performance correta, mas meio burocrática, talvez resultado da idade – 40 anos – e da "jogação". O próprio cantor comentou a certa altura: "Nessas horas eu vejo que não sou mais um garoto".
O saldo final do Natura Nós é positivo, e a organização do evento mostrou-se competente. Aguardemos as próximas edições.