Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Dupla Tetine lança novo álbum; Confira o faixa a faixa

O duo brasileiro Tetine ataca novamente. Formado por Eliete Mejorado e Bruno Verner em 1995, e atualmente radicado em Londres, o Tetine chega ao segundo álbum lançado oficialmente na Europa – no total já são dez álbuns -, com "From a Forest Near You"; o primeiro foi "Let Your Xs Be Ys". É também a primeira produção do selo Slum Dunk Music, criado pela própria dupla.

Classificado como um trabalho mutante-tropical-punk-funk-new wave-experimental-electro-pop, o álbum traz o surrealismo musical característico da banda, e foi gravado ainda em 2009 na casa da dupla.

As influências declaradas são as bandas brasileiras Mutantes e Novos Baianos, além do cineasta Rogério Sganzerla, criador de clássicos como "O Bandido da Luz Vermelha". E também a banda alemã Kraftwerk, precursora do eletrônico, e Brian Eno – ex-Roxy Music. Confira o faixa a faixa.

Tropical Punk
O disco abre com esta faixa bem viajante, com um vocal hipnótico e uma batida que marca. Uma bela abertura.

Shiva
Mantendo o mesmo ritmo da faixa anterior, "Shiva" traz a voz de Eliete Mejorado em um registro desafiador, praticamente falado. A parte rítmica empolga. Lembra antigas faixas obscuras do B-52s.

Yr Daughter Lies
Batida dançante e vocais viajantes dão o tom nesta música envolvente e totalmente caótica.

Lets Get Together
Mais alucinações sonoras e dançantes. O vocal vem agora com frases em português gritadas, que lembram Júlio Barroso, vocalista da lendária Gang 90 & as Absurdettes – uma influência que talvez já venha desde o título do álbum, "De uma Floresta Perto de Você", se comunicando com o clássico "Perdidos na Selva", da Gang.

Its a Brotherhood
Eliete surge novamente narrando uma viagem lisérgica. Toques da banda Blondie aqui e ali.

Nao
Mais new wave, misturando num caldeirão Echo and the Bunnymen, Gang 90 e B-52s. Letra hilária em português. Participação especial do grupo Multiplex, que colaborou nos vocais e arranjos.

Free Love
Desta vez o tom é mais romântico, mas sem deixar o clima esquizóide de lado. A parte vocal é marcante. Um ar de Human League ronda.

Beautiful Day
Hipnótica e delirante, é talvez a faixa mais impressionante do álbum. Ecos de Lou Reed – pela relação óbvia com "Perfect Day" -, Kraftwerk e até Devo.

Electric Sun Ra
Aqui o Tetine viaja de vez pelo espaço sideral. O clima geral é meio MGMT – aliás, também uma dupla com tendências intergalácticas e também criadora de sonoridades belíssimas.

You Bought It
Bizarrice espacial total. Desta vez o hermetismo instrumental toma conta, lembrando a fase introspectiva-sideral do Radiohead. Guitarras distorcidas e microfonias causam.

Revolver
A viagem continua, e agora com uma letra bastante instigante. O vocal masculino é ótimo, mas Eliete poderia surgir mais nos vocais do álbum.

O Espaço
Volta o vocal de Eliete! E o de Bruno novamente lembra muito o Júlio Barroso da Gang 90. Intencional ou não, é ótimo e uma bela homenagem. Uma faixa empolgante e apoteótica, o clímax do álbum.

Heading South
Melancólica, a música vem dizer adeus, já que é praticamente a última do disco. Até uma gaita tristonha – e belíssima – entra em cena. A viagem vai chegando ao fim.

Electric Sganzerla
Uma vinheta apenas, só para dar um close no Sganzerla. Vale. E é isso.

Sair da versão mobile