Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Dyke chef: Mineira de botas

Apesar de não ser fã fervorosa de doces e preferir apenas os que adoçam, mas que não são doces, decidi adoçar a vida de vocês essa semana com uma versão totalmente Zambelli do nosso brasileiríssimo mineiro de botas.

Para quem não conhece, esse doce é um clássico da cozinha mineira que se apresenta normalmente com doce de leite, algumas vezes goiabada, queijo, banana ou ovos.

Na culinária nordestina o mesmo prato pode ser chamado de cartola, com algumas pequenas diferenças na cocção e ingredientes, mas bem semelhante.

A minha versão é mais ousada e feminina, por isso o nome que dou é MINEIRA DE BOTAS. Ela difere das demais pela apresentação e charme. É servida em formato de canapé, com o queijo no lugar da torrada, o doce de leite no lugar da pasta ou maionese e a banana caramelizada no lugar do ingrediente principal. No lugar do palito, charmosas lascas de canela em pau. Fácil, prática e BEM EM CONTA. Testada e super aprovada.

Eu sou super fã de salgado com doce e, nessa receita, se você escolher um queijo coalho que não seja tão salgado, fica perfeita. Eu duvido que alguém resista a essa mineirinha e, consequentemente, não irá resistir a você…

Que a semana de vocês seja tão doce como essa receita.

Grande beijo,

Chef Ana Zambelli
anazambelli@dykerama.com

O que tem de bom nessa receita:
Banana: Tem uma grande porcentagem de vitamina E, vitamina C e vitaminas do grupo B cujo consumo é importante principalmente para o sistema nervoso. Acido fólico, ferro, cobre, flúor, cálcio, fósforo, potássio, magnésio… Ajuda a evitar cãimbras e é uma das frutas mais completas que temos.
Doce de leite: Tem bastante cálcio
Queijo: Cálcio e proteína

Ingredientes:
Banana nanica: 3 unidades
Açúcar: 1 colher de sopa cheia
Mel: 2 colheres de sopa
Suco de laranja : 1 laranja grande
Queijo coalho: 500g
Doce de leite em pasta de boa qualidade: um pote
Canela em pau: quantidade que baste
Canela em pó: quantidade que baste

Modo de preparo:

Banana:
1 – Descasque as bananas e corte em cubinhos pequenos, mas não minúsculos, pois senão ela vai desmanchar. Capriche nessa etapa porque quanto mais bonitinho os quadradinhos mais charmosa vai ficar sua mineira.
2 – Faça um suco com as laranjas e já deixe à mão o mel, a bebida para flambar caso queira, pois é totalmente opcional, e o açúcar.
3 – Ponha uma frigideira antiaderente no fogo, esquente bem, coloque o açúcar espalhadinho e fique de olho… quando ele começar a caramelizar (ficar marronzinho, douradinho), mas não pode ter grumos, então polvilhe o açúcar com a mão pra ficar espalhadinho. Quando estiver no ponto certo coloque a banana, mexa rapidamente, coloque o suco e o mel e vá mexendo muito delicadamente até que a banana fique caramelizada. Sei que pra quem não entende nada de cozinha parece difícil, mas é mega fácil, ela vai ficar no ponto quando não estiver com muito líquido… vá observando e faça esse processo com o fogo baixo caso não se sinta segura.
4 – Retire a banana e coloque em um recipiente.

Queijo:

1 – Quando você for comprar o queijo coalho para essa receita especificamente, compre um queijo coalho bem firme e pouco salgado. Normalmente os mais baratos têm essa característica. Eu encontro um bom queijo coalho para esse prato nos atacadistas Assai e Roldão. Prefira comprar o queijo cortado em pecinhas, evite comprar o que vem espetado já no pauzinho, pois atrapalha no efeito da montagem e o charme da mineira.
2 – Corte em formato de torradinhas, não muito fino, pois quando grelhar vai derreter um pouco e diminuir de tamanho. Você pode inovar também, caso tenha um cortador redondo pode fazer “torradinhas ” redondas.
3 – Por uma frigideira antiaderente no fogo, deixar esquentar bem, untar com um fio de óleo apenas para garantir que não irá colar e colocar o queijo. Quando o lado que estiver para baixo estiver bem tostado, cuidadosamente vire para tostar o outro lado.

Montagem:
1 – Polvilhe a canela em pó em um prato de preferência branco pra ficar com um efeito bem bacana.
2 – Coloque os queijos. Por cima do queijo com auxílio de uma colher de chá, coloque um pouco de doce de leite e por cima do doce de leite um pouquinho da banana.
3 – Faça lasquinhas com a canela em pau e espete nos “canapés”.
4- E está pronta a mineira de botas…

Sair da versão mobile