in

Dyke chef: Receitinha de vovó

A grande maioria das pessoas tem uma receitinha de vovó. Eu tenho várias porque a minha avó, assim como eu, era amante das caçarolas. O que eu acho interessante é que, apesar de ela ter sido uma boleira de mão cheia, as maiores recordações que tenho das receitas dela são as salgadas. Coisas rápidas, baratas e interessantes que marcaram minha vida e que, quando faço para as pessoas que vêm em minha casa, sempre me perguntam de onde tirei as receitas. É claro que eu costumo dar um toque pessoal, mas a base veio lá do subúrbio do Rio de Janeiro, Cachambi, da casa da Dona Neyde.

As melhores receitas não vêm dos melhores chefs, mas sim da nossa casa: são as nossas receitinhas de família, por mais simples que sejam. A receita de hoje é um presente – muito simples, porém, me traz grandes lembranças e é uma delícia.

Você está em casa e, do nada, chega uma amiga faminta? Tem cebola, maionese, pão e um saquinho de queijo parmesão? Se sim, você já salvou a noite! E não precisa se preocupar que eu garanto que não fica com sabor forte de cebola.

Se quiser fazer bonito em uma reuniãozinha, incremente essa receita com as dicas que darei e você vai ver que suas comidinhas vão virar comentário por aí.

Desejo a toda vocês uma semana maravilhosa e cheia de delícias. Espero sugestões para nossas próximas receitinhas!

Grande beijo,

Ana Zambelli
anazambelli@dykerama.com

O que tem de bom:

Cebola: Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando eventuais substâncias tóxicas por meio dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro, Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.

É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão de ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e, além de tudo, é diurética.

O caldo de cebolas fervido, e com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, por conta da propriedade de eliminar substâncias tóxicas. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.

Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove, ainda, as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.

Creme de cebola com parmesão para torradas e canapés

Ingredientes:
1 cebola grande
5 colheres de sopa cheias de maionese
1 saquinho de 100g de queijo parmesão ralado
Pão francês ou de forma

Modo de preparo:
1 – Descasque a cebola, corte-a em cubos e lave bem. Coloque-as em um recipiente e cubra com água. Deixe de 15 a 20 minutos de molho para que saia aquele sabor ardido.
2 – Escorra as cebolas e coloque no liquidificador junto com a maionese e o queijo parmesão ralado.
3 – Bata tudo e coloque em um tuperware. Deixe uns 30 minutos na geladeira para endurecer um pouco.
4 – Ligue o forno e deixe esquentar um pouco.
5 – Enquanto o forno aquece, é hora de cuidar dos pães. Você pode escolher entre cortar os pães em formato redondo ou levá-los inteiros ao forno e cortar depois. Geralmente eu ponho inteiro e corto depois, quando quero dar um toque rústico. Se quiser redondinho ou em triângulos pra festinhas mais finas, melhor cortar antes com um cortadorzinho.
6 – Com ajuda de uma colher coloque o creme por cima do pão. Não passe que nem manteiga, espalhe uma quantidade generosa de creme no pão.
7 – Leve ao forno alto (200 graus) de 5 a 10 minutos, dependendo da potência do forno. Quando dourar está pronto. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
8 – Se quiser um toque de queijo, 1 minuto antes de tirar do fogo, coloque mussarela picadinha por cima, espere um minuto para derreter e tire do fogo. É divino.

Dicas:
Para incrementar a receita você pode acrescentar outros ingredientes:
1 – Camarão: Grelhe o camarão e monte depois que tirar o pão do forno. Decore com erva, cebolinha, salsa ou coentro.
2 – Mussarela com gergelim: pique o queijo e deixe mais um minuto no forno. Na hora de servir polvilhe gergelim.
3 – Queijo minas: Depois de tirar o pão do forno acrescente queijo minas temperadinho com ervas.
4 – Queijo com presunto: colocar a mussarela picada um minuto antes de tirar as torradas do forno. Depois, já fora do forno, complete com presunto picado e temperado com cebolinha verde.
5 – Quanto mais tempo na geladeira, mas suave o creme fica. Então, se você quer que o sabor da cebola fique menos acentuado, faça de um dia para o outro.

“Meu governo é contrário a toda forma de preconceito”, diz presidente Lula

“Não queremos tirar a liberdade religiosa de ninguém”, diz senadora Fátima Cleide