Olá meninas! Espero que tenham gostado da nova coluna de gastronomia. A opinião de vocês vai ser muito importante para que eu possa escrever o que vocês desejam, então eu espero receber o retorno de vocês sugerindo temas, ok?
Pois bem, vou começar falando sobre o Slow Food, que surgiu como uma resposta ao Fast Food. O Slow Food prima pela volta dos antigos hábitos alimentares, pela volta do prazer de comer sem pressa e com responsabilidade. Prega uma alimentação natural e orgânica e estimula a produção do próprio consumidor (pequenas hortas).
É o comer responsável, sem as grandes matanças das grandes empresas que industrializam os alimentos, sem a produção enlouquecida com grande quantidade de agrotóxicos que nos mata aos poucos e polui o meio ambiente.
Além do lado político, o Slow Food nos estimula a cozinhar de maneira mais tradicional: sem pressa, sem adição de produtos industrializados e sem uma série de coisas que temos no Fast Food.
Não estou pregando o fim do Fast Food, comer nos Macs da vida às vezes é gostoso, não vou negar. Mas não podemos fazer disso um hábito, pois pode nos prejudicar e muito, principalmente a nós mulheres que, por natureza, já somos cheias de hormônios.
Começo a coluna com um respeitável ingrediente que ainda sofre um pouco de preconceito, mas que hoje já é bem aceito: a berinjela. A receita de hoje é simples, porém delicada e pode se transformar em uma deliciosa salada, aperitivo ou patê.
Espero que gostem! Obrigada pela visita e não deixem de mandar sugestões!
Grande beijo,
Chef Ana Zambelli
anazambelli@dykerama.com.
Ela é boa para: com casca ajuda na redução do colesterol, auxilia na prevenção e controle do câncer e infecções do trato urinário, além de ser um excelente antioxidante (retarda o envelhecimento).
Para comprar: A pele (casca) deve estar fina e brilhante, não pode ter amassados, furos e nem estar enrugada ou murcha.
Salada de berinjela ou aperitivo de berinjela (para comer com palitinho):
Ingredientes:
Berinjela: 4 unidades (medianas)
Limão: 2 unidades
Azeite: 3 colheres de sopa
Alho: 1 dente pequeno
Óleo: mais ou menos 5 colheres de sopa
Cebola: 1 unidade
Cebolinha verde fresca: a gosto
Salsa: a gosto
Sal: a gosto
Sal grosso: um punhado
Pimenta do reino: a gosto
Preparo:
1 – Lave bem as berinjelas.
2 – Corte ao meio no sentido horizontal.
3 – Dê furinhos na casca e na polpa faça riscos rasas.
4 – Coloque as berinjelas em uma travessa com a polpa virada pra cima. Esprema os limões e jogue o sal grosso por cima. Agora esqueça as berinjelas por no mínimo 40 minutos e no máximo 1 hora.
5 – Enquanto as berinjelas descansam você vai fazendo a outra parte que é picar bem o alho, a cebolinha verde fresca e a salsa. A cebola você vai cortar bem fininha. Deixe os ingredientes já preparados separadamente. Já separe uma panela média e uma frigideira anti-aderente.
6 – Depois dos 40 minutos, esprema bem as berinjelas. Você vai notar que irá sair uma água escura dela. Ótimo! Isso mesmo, agora lave-as novamente para tirar o excesso de sal e limão e coloque-as em uma tábua de corte.
7 – Corte as berinjelas em cubos médios e tempere com sal fino.
8 – Agora, você vai pegar a frigideira e no fogo máximo colocar um fio de óleo (POUCO ÓLEO).
9 – Quando o óleo esquentar bem, você vai colocar pouco a pouco as berinjelas para dourar. Sem pressa não vai querer dourar tudo de uma só vez: um punhadinho de cada vez… Isso é Slow Food. Tome um vinho, uma caipirinha ou uma cerveja enquanto prepara essa receita, mas não tenha pressa por que ela é simples, porém delicada.
10 – Conforme forem ficando douradas e crocantes, vá passando para a panela maior. Mas a panela maior não precisa ir ao fogo, ela pode até estar ao lado da frigideira para que você não suje muito transferindo as berinjelas, mas não precisa de fogo ligado para ela.
11 – Quando todos os cubos estiverem dourados, lave a frigideira, seque, ponha um pouco de óleo e quando estiver quente coloque as cebolas fininhas. Mexa bem e abaixe o fogo. Com muita paciência, você vai esperar ela ficar bem dourada e crocante. Mas não dê uma de esperta aumentando o fogo por que ela vai ficar amarga. Quem avisa amigo é… Lembre-se de ter paciência: slow food… cervejinha… vinho… sonzinho ligado… calma.
12 – Quando as amigas cebolas estiverem no ponto você poderá juntá-las as berinjelas.
13 – Na mesma frigideira, sem precisar lavar dessa vez, você põe o azeite, o alho picado e espera ele ficar dourado cor de ouro. Se aumentar muito o fogo, ele queima e fica cru por dentro, mais um teste de paciência.
14 – Finalmente você junta o alho com o azeite, no qual ele foi dourado, com as berinjelas que já estão em companhia das cebolas fritas, tempere com pimenta do reino (de preferência fresca moída na hora, compre um moedor de pimentas, é barato e impressiona… pode apostar). Prove para ver se está bom de sal, coloque mais se necessário e finalize colocando a salsa e a cebolinha picada. Mexa mais um pouco e está pronta sua salada!
Patê de berinjela:
Fez a salada e cansou de comer? Chegou uma amiga na sua casa de surpresa e você não tem nada, só torradinhas?
Para transformar essa salada em um patê maravilhoso, basta você ter um mixer (aquele aparelhinho super barato que tem uma hélice na ponta) ou um processador de alimentos, de 50 a 100 ml de azeite e só!
Coloque a salada em um recipiente coloque um pouco de azeite e bata com o mixer ou processador (a quantidade de azeite vai variar com o tipo de berinjela). Vou te ajudar: um dedinho (dedo grosso!) num copo de requeijão ou dois no máximo. E está pronto o patê, simples assim: como você precisa!
Dicas:
1 – Você pode acrescentar pimentões coloridos cortados fininhos, passas, nozes, o que sua criatividade lhe guiar. Essa é só uma receita base.
2 – Ponha pouco óleo para dourar as berinjelas porque a receita fica bem levinha. Se não usar as 5 colheres, ótimo!
3 – Sabe aquele sabor amargo que algumas berinjelas têm? Então, é por que a berinjela tem uma “toxina” natural e esses 40 minutinhos no sal com limão resolvem. Por isso é importante esse repouso com esses ingredientes. Pode usar vinagre também, mas eu particularmente não gosto do sabor que fica.
4 – Se você tem problemas quando come alho lá vai uma dica: descasque o alho e corte ele ao meio, você vai encontrar no meio dele uma coisinha tipo um embrião, retire com a pontinha da faca e seus problemas estão resolvidos!