in

Dykes on the road: Londres

Londres é uma cidade enorme e cosmopolita, onde se misturam o primeiro e o terceiro mundo. Pode ser clássica, pode ser underground: há de tudo para todos os gostos…

Capital do Reino Unido, a cidade é sem dúvida um dos melhores destinos para se visitar do mundo. Residência oficial da Família Real Britânica, Londres esbanja charme e beleza para todos os lados. Composta por uma população de várias etnias, sua metrópole é uma das mais povoadas do planeta. É um bom lugar para se encontrar pessoas de todas as tribos. Londres tem uma das maiores populações lésbicas do planeta e locais muito bem frequentados.

Um dos points londrinos mais lésbicos está no bairro de SOHO, que durante as manhãs não passa de um simples mercado de frutas frescas. Quando chega a noite o bairro se transforma no Chinatown londrino, com restaurantes sofisticados, na maioria italianos, e os mercadinhos de comida orgânica. O lugar se transforma num dos mais movimentados do West End, com seus sex shops, discos/clubs exclusivos frequentados por ricas e famosas (a Madonna sempre é vista por lá), além dos conhecidos inferninhos, que fazem deste o lugar o mais doido de Londres, fazendo do Soho uma experiência agradável e multicultural.

Os clubes são o ponto forte por lá, há de vários tipos, technos, underground, dance hard-houses e a galera lésbica é muito, mas muito bonita e exótica. Lá você vai ver o que é realmente lançar moda… Se você é do tipo tímida, cuidado: as inglesas são famosas por suas taras e loucuras, sem contar no festival de cinema lésbico que acontece agora no mês de abril, com muitas festinhas e ferveção. Imperdível.

Se for andar pela cidade, prefira o metrô, que é mais simples, pois o tráfego é infernal, e as distâncias dificultam o deslocamento. Mas há os charmosos táxis antigos, daqueles do cinema, e os ônibus de dois andares, bem práticos.

Uma das estações mais animadas para se ir é no verão, onde o astral da londrina muda completamente: lésbicas saem dos pubs e se reúnem em programas culturais e nos lindíssimos parques da cidade.

Dicas de passeios na cidade:

Museu Britânico
Londres tem um grande número de museus, que tratam dos mais variados assuntos. O British Museum é um passeio pela história. Seu acervo tem antiguidades egípcias (como múmias em seus autênticos sarcófagos), objetos da antiga Pérsia, Mesopotâmia e Palestina, além de peças gregas, romanas e da Alta Idade Média.

Galeria nacional
Ainda pelos arredores do museu, no West End, pode-se caminhar por Tottemham Court e Regent’s Street até Picaddily Circus e, de lá, até Trafalgal Square, onde fica a National Gallery. Nesse museu, encontram-se obras-primas do renascimento e do impressionismo (não deixe de ver o cartum de Leonardo da Vinci).

Palácio de Buckingham
Descendo de Trafalgar Square para The Mall, vale a pena uma espiada na troca da guarda, em frente ao Palácio de Buckingham. Ela acontece diariamente, durante o verão, às 11h30, exceto em dias chuvosos. Depois se pode descansar um pouco em Saint James Park.

Big Ben
Saindo do West End, em direção a Whitehall e Westminster, está o Big Ben e o edifício do Parlamento, um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da cidade. O edifício abriga a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns, ao redor de Westminster Hall, salão construído no século 11 pelo rei Canuto.

Westminter
A abadia de Westminster também é um ponto bastante interessantes para o turismo. A construção começou no século dez e ainda hoje é o local onde ocorrem as mais importantes cerimônias da realeza britânica.

Henrique 8º
Conhecer um castelo é outra experiência interessante. Hampton Court, uma das moradias de Henrique 8º, além do palácio, oferece a seus visitantes a vista de belos jardins cortados pelo rio Tâmisa.

Leeds Castle

A Inglaterra tem vários lugares interessantes para conhecer, além de Londres. Um passeio bacana é pegar um trem na estação de Victoria para Leeds Castle, um castelo no sul do país, à uma hora de Londres.

O tíquete custa cerca de 20 libras e inclui a viagem de ida e volta de trem, um traslado de ônibus da estação até o castelo e a entrada em Leeds Castle. Você poderá conhecer um pouco da história da Inglaterra, pois o bilhete inclui uma visita monitorada aos aposentos desse castelo.

A paisagem do lugar é muito bonita, com jardins, estufas de plantas, um aviário, restaurantes, lojas de souvenirs e até um labirinto.

Dicas de lugares noturnos frequentados por elas:

Candy Bar
Original barzinho do Reino Unido é também o primeiro a ter uma mulher no local com licença policial. O Candy abriu suas portas em outubro de 1996. Os impactos locais foram cruciais para o desenvolvimento de uma vibrante cena social para jovens gays/lésbicas e seus amigos no centro de Londres.

Duque de Wellington
Há algo muito quente sobre o Duque de Wellington, talvez a iluminação, ou talvez o fato de que você pode manter uma conversa por lá sem ter que gritar.

Essência Bar
Bar e restaurante, serve tapas e cocktails, regularmente à noite, recebe lésbicas e gays.

Bar G-A-Y
Com vídeo espalhados como dominós em torno das paredes do bar, assentos de couro. Cada noite é diferente – sexta e sábado as noites podem ficar lotadas e não há muitas vezes uma fila devido à capacidade de regulamentação. De segunda a quinta-feira há sempre bebidas em promoção. Atrai uma multidão de gente bastante jovem.

G-A-Y Late
O bar costumava se chamar Shaun & Joe´s, mas uma vez que ele foi reformado e renovado você pode desfrutar de glitter e vídeos na pista de dança com início à tarde para a noite.

G-A-Y Nightclub
O local oferece atendimento diferenciado, alegre e noites extravagantes e de baixo custo.

Ghetto
Algo bom e diferente, um pouco light, um pouco de rock’n roll, um pouco gótico e electro. Ideal para quem gosta desse estilo de música.

Paraíso
Este local é conhecido mundialmente por ser acolhedor, atrai um público internacional de gays e lésbicas.

Rush
A nova fusão de cozinha serena e butique com verdadeiros banquetes que está transformando o bairro de Soho.

Shadow Lounge
Com conceito moderno, este é um local que não pode deixar de visitar porque existe uma verdadeira atmosfera de exclusividade.

Star at Night

Famoso bar conhecido pela ótima gastronomia e pelos bons vinhos.

Trash Palace

Possui duas pistas de dança, com destaques para as noites que se transformam em uma verdadeira vibe. PS: não vale perder os shows da dupla TATU que acontece em junho, com datas a confirmar.

A Gamboa Viagens leva você a Londres. Mais informações: www.gamboaviagens.com.br.


* Amanda Z. Campagnone e Hugo Santana assinam semanalmente a coluna Dykes on the road, que pretende dar dicas dos melhores destinos nacionais e internacionais para a turista lésbica.

Classificar o Inclassificável

Je Te Mangerais