Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Ecologicamente correto

Um assunto forte em janeiro foi o fechamento e a prisão do dono do site Megaupload, site que hospedagem de conteúdo digital. Realmente foi merecido, o Megaupload vivia incentivando a ilegalidade. Acredito que os direitos de criação devem ser pagos aos criadores.

Fui numa grande loja da Best Buy, aqui dos Estados Unidos, e fiquei espantado com duas coisas: a quantidade de opções de setup boxes para tvs, deve ter umas 10 marcas vendendo conteúdo digital via streaming através da internet por aqui, também na loja vi uma quantidade enorme de cds, dvds e blue-rays à venda.

Foi recente que eu aderi ao Itunes Match, um serviço excelente da Apple que você compra musica no itunes, iphone, ipad ou até mesmo na apple tv, e tem acesso ao seu conteúdo onde estiver. A compra de musica e o compartilhamento entre seus aparelhos é muito fácil, rápida e pratica, não tem porque não fazer. Eu comprei mais musicas nesses últimos meses do que, provavelmente, em toda minha vida. Penso que ai está à solução do problema da pirataria, facilitar a utilização, essa é a grande vantagem da digitalização da musica ou de filmes.

Imagine que eu estou em minha casa e compro uma musica qualquer, no método tradicional vou entrar em um site, fazer o pedido, o vendedor vai separar o cd, embalar, enviar ao correio, depois o correio vai voar com isso pelo país ou pela cidade. Olha o tempo, a quantidade de material utilizado, o dano ao meio ambiente por toda essa química do cd, o processo de fabricação do CD, da capa, do encarte, e além do custo de manter esse grande número de pessoas e equipamentos pra me levar uma musica até minha casa. No novo método tudo está apenas um clique. Basta abrir o iTunes, escolher a musica e clicar em comprar. Ela já baixa automaticamente no meu telefone, no meu computador, no ipad e até no setup box da apple. Isso sim é uma arma muito boa contra a pirataria. Mas veja, basta procurar um conteúdo mais antigo pra ver que, pelo menos no Brasil, ainda temos pouco conteúdo à venda digitalmente, e os canais também são poucos. Temos o iTunes, Sonora e o do Uol, este é realmente muito ruim.

Agora no Brasil nós não temos lojas online e nem todo o conteúdo digitalizado à venda, nós não temos setup box, só o Apple tv que começou a venda tem um mês, e a distribuição é bem pequena. Como exigir que o Brasil não seja campeão de pirataria?  

Sair da versão mobile