A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) conseguiu com que o Distrito Escolar de Newport passe a promover capacitações obrigatórias para administradores, professores e estudantes que terão como foco os impactos negativos da discriminação sexual.
Segundo a ACLU, os administradores escolares estavam permitindo e sancionando uma atmosfera hostil para estudantes LGBT e mulheres em geral, o que, segundo denúncias, já levou a ameaças perigosas de violência contra uma estudante que atuou em uma peça que tratava da homossexualidade e da Aids.
A estudante em questão foi Hail Ketchum, de 17 anos, que fez um dos papéis principais na peça musical "Rent" e foi ameaçada de estupro e morte por três estudantes que são do time de futebol, que também ameaçaram e insultaram outro estudante. Segundo a ACLU, as direções escolares nada fizeram para impedir o clima de homofobia.
Além das capacitações, as autoridades da escola também pedirão desculpas oficiais a Hail Ketchum, que se transferiu para outra instituição de ensino. Sobre a decisão, ela disse que espera que "os estudantes de Corona Del Mar aprendam com o meu exemplo, que é possível lutar pelo que é certo e vencer".