Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Eleição de Rio de Janeiro como sede de próximo encontro LGBT divide militantes

Ontem, na plenária final do 13º EBLGBT, Santo André e Rio de Janeiro apresentaram candidaturas para sediar o próximo Encontro Nacional que será realizado em 2010. Marcelo Gil, da ABCDS – Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual -, justificou a candidatura da cidade paulista pela proximidade com São Paulo, pela parceria com a prefeitura de Santo André, que facilitaria a infra-estrutura do evento, e com a CADS – Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual.

Já Yone Lindgen lembrou das maiores possibilidades de financiamentos que o Rio de Janeiro tem e da maior visibilidade das lésbicas que o encontro traria, sendo organizado por um movimento lésbico.

A cidade paulista recebeu 24 votos e a cidade fluminense 26, ficando a cargo do Movimento D´Ellas organizar o próximo EBLGBT, que será em 2010. As votações para definir data e local foram bem agitadas, mas o ponto alto foi para decidir se o evento seria deliberativo ou não. Novas farpas surgiram pelo descontentamento que os grupos apresentaram com o enfraquecimento que vem acontecendo com o encontro, desde a criação da Conferência da AGBLT.

Wilson Dantas, ativista de Natal, foi além e nomeou suas falas. “Vamos tirar o poder dos caciques. Toni Reis só aparece aqui na hora de votar”. Após a criação das comissões organizadores do próximo encontro, Dantas soltou a célebre frase “vocês vão ter que me engolir”, deixando visível seu descontentamento com a postura do presidente da ABGLT. Julian Rodrigues, do Instuto Edson Neris e do Setorial LGBT do PT declarou que o encontro cumpriu um papel histórico. "O EBLGBT já cumpriu um papel histórico importante. Agora, seu caráter é outro, é um Encontro de formação e de troca de experiências, sem caráter deliberativo. Agora, temos a Conferëncia Nacional e os congressos das redes, onde sao deliberadas as ações – até porque, cada rede é autônoma".

*O jornalista viajou a convite da organização do Encontro 

Sair da versão mobile