Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Eleições 2016: Conheça André Pomba, ativista LGBT e candidato a vereador de São Paulo

Eleição é um assunto sério e representatividade também!

+"Não vai ter um centavo" Flavio Bolsonaro afirma que se eleito não apoiará a Parada Gay no Rio

Pensando nisso, o site ACAPA reslveu elaborar uma série de entrevistas para apresentar pra vocês os candidatos que estão comprometidos em representar a população LGBT.

Uma população que tanto carece de represnetatividade para fazer frente a bancada conservadora que cada vez mais cresce atrasa as nossas conquistas de direitos.

Nosso primeiro entrevistado foi o DJ e ativista André “Pomba”, candidato a vereador pelo PV (Partido Verde), número: 43969.
 
Confira a entrevista:

 

ACAPA – Para o pessoal que ainda não te conhece, conte um pouquinho do seu ativismo LGBT e sua tragetória na política até aqui.
Pomba: Bom, sou considerado um dos maiores ativistas LGBT do Brasil e em 2016 ganhei o prêmio de Militante do Ano da Associação da Parada LGBT e fui selecionado para o comitê LGBT do Ministério da Cultura. Entre as candidaturas a vereador(a) postas aqui na cidade, sem dúvida sou o que mais lutou pela causa da diversidade em São Paulo: fui conselheiro municipal por 5 anos e participei de todas as conferências desde Brasília até a periferia da capital. No link www.andrepombapv.com.br/diversidade tem meu currículo completo e propostas. 
 
ACAPA – Quais são suas principais propostas e objetivos na sua candidatura a vereador?
Pomba: Sem dúvida a bandeira LGBT é prioridade. Costumo dizer que minha atuação será focada em 3 itens: Cultura, diversidade e sustentabilidade. Na área de diversidade, quero discutir a criação de casas de acolhida, para jovens e adolescentes LGBT que são expulsos ou vítimas de violência em suas casas; pretendo apresentar uma lei anti-discriminação municipal que puna toda forma de preconceito (racismo, machismo, homofobia, transfobia, de origem, contra pessoas com deficiência etc); e vou investigar o aparelhamento partidário de equipamentos voltados à população LGBT. Dentro da área cultural, pretendo revalorizar as casas de cultura nos bairros, hoje abandonadas; quero cobrar a implantação de um programa de incentivo municipal de cultura; quero efetivar a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas e reforçar o caráter de inclusão social através da cultura, e ter um programa efetivo de valorização da noite de São Paulo. Na área de sustentabilidade, pretendo focar na questão do lixo (reciclagem e compostagem), bem como defender com unhas e dentes as parcas áreas verdes da cidade hoje ameaçadas pela especulação imobiliária.
 
ACAPA – Qual a importância da comunidade LGBT votar em representantes políticos que também sejam da comunidade LGBT?
Pomba: Acho emblemático que mais candidatos LGBT se elejam, por conta da visibilidade das nossas pautas hoje ameaçadas pelo fundamentalismo. Mas também quero mostrar à população em geral que um candidato LGBT pode defender assuntos que afligem todos os cidadãos, conquistando com isso mais apoio para as nossas demandas. Mas eu acho importante que sejam eleitos candidatos LGBT que atuem em prol da nossa população durante todo o ano e não somente apareçam pedindo votos em período eleitoral. 
 
ACAPA – Na sua opinião, dos candidatos a prefeitura de São Paulo, qual atrasaria mais os direitos e as conquistas da população LGBT´s?
Pomba: Sem dúvida Celso Russomano, pela chance que ele tem de ser eleito. Mas Levy Fidelix e Major Olimpio não ficam atrás.
 
ACAPA: Se eleito for o que podemos esperar do vereador André Pomba?
Pomba: Como vereador vou trabalhar firme para ampliar as políticas públicas voltadas para a população LGBT e demais segmentos sociais: negros, mulheres, indígenas, pessoas com deficiência, migrantes, imigrantes. Também vou cobrar mais atenção para pessoas em situação de rua, dependentes químicos e denunciar toda forma de intolerância, principalmente religiosa.
 
Conhece algum candidato LGBT comprometido com a nossa causa e acha que as ideias dele merecem ser divulgadas aqui? Deixe o nome dele ou dela nos comentários, nosso objetivo é divulgar e enaltecer todos aqueles que desejam lutar por nossos direitos!
 
Sair da versão mobile