in

Em defesa dos viciados em FarmVille

Nunca tive muito saco para jogos. Na minha infância joguei pouco Atari, Sonic e afins e agora me interesso menos ainda. Há uns dois meses o Pet Society era febre no Facebook. O joguinho que agregou muitos adultos consistia em montar uma casinha cheia de apetrechos fofos, visitas os amigos e ganhar dinheirinho. Não me apeteceu.

Mas de tanto alguns amigos falarem da Fazendinha, a FarmVille, resolvi entrar e não entendi muito bem, desisti. Mas no feriado resolvi aprender de verdade com o jogar e já estou completamente viciado. Todas as noites eu plano produtos para serem colhidos no dia seguinte e ganhar dinheiro, infelizmente fictício, mas comprar créditos dá para fazer no mundo real.

Meus amigos estão me presenteando com babaneiras, vaquinhas, ovelhas e até uma mesa de picnic. Também já comprei muitas cerejeiras, abacateiros e alguns objetos de decoração, mesmo que eles não tragam retorno financeiro.

No fim de semana fui à The Week e no Mr Gay e o assunto em algumas rodinhas era justamente a tal fazendinha. Uma contando o que plantou, o que comprou e claro, ostentando que já tem tratorzinho (custa 30 mil!!!), que tem uma casa hype, que expandiu a fazenda.
Aos olhos dos mais caretas a Fazendinha é só um passatempo, ou melhor, uma forma de perder tempo, mas como sempre observo tudo pelo lado positivo, vejo que a estratégia do jogo faz bem para fortalecer o raciocínio lógico das pessoas e pode ser usado no cotidiano. Nada é por acaso.

Por exemplo, é mais vantajoso plantar o arroz que dá 93 moedas em 12 horas, mas pra plantar eu gasto 60 (15 para carpir e 45 para comprar os grãos) do que plantar feijão selvagem que dá 63 moedas em 24 horas ao custo de 30 (15 para carpir e 15 para comprar os grãos), logo o lucro final ao longo de um dia é maior.

Por mais simples que possa ser, a Fazendinha é um jogo de estratégia. Eu, por exemplo, percebi que gastei quase 5mil para comprar várias cerejeiras e errei. Deveria ter guardado o dinheiro para a expansão da fazenda, já que as árvores rendem pouco dinheiro, assim como os animais, mas pelo menos podem ser dados pelos amigos.

É importante também ter vizinhos, para ganhar pontos para ampliar a oferta de grãos, decoração e expansões, assim como ganhar dinheiro. É importante até mesmo ajudar os amigos a limparem a Fazendinha deles, para ganhar dinheiro e pontuação.

Então, vamos todos para a Fazendinha, porque a vida real, às vezes, é muito chata.

Mister Gay 2009: Os bastidores

Lesbian Drama