Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Em Manaus, idoso hétero diz ser “honra” casar ao lado de 12 casais gays

Se no Rio Grande do Sul um casal de mulheres causou polêmica por integrar um casamento coletivo ao lado de 28 casais héteros, em Manaus a história é diferente. Dozecasais gays se casaram na terça-feira (16) ao lado de um casal hétero.

+ Mulheres driblam lesbofobia e se casam no RS

O motorista de ônibus Francisco Galvão, de 69 anos, disse "sim" à dona de casa Rosymara Brito, de 41, ao lado de casais homoafetivos e afirmou que não teve qualquer tipo de preconceito.

"É uma honra participar de um casamento ao lado de pessoas que conquistaram seu espaço e estão mostrando para a sociedade que o importante é ser feliz. Já basta de preconceito, eles não estão aqui fazendo mal a ninguém. Estão sendo felizes", afirmou Francisco ao O Globo.

O casamento coletivo foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), depois que vários casais gays não encontraram cartórios dispostos a oficializar a união civil homoafetivam, mesmo sendo obrigados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) .

+ Egípcios são presos por participarem de casamento gay

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AM, Alexandra Zangerolame disse que a OAB resolveu se responsabilizar e dar visibilidade ao tema.

Dentre os casais que oficializaram a relação, estão Gênesis da Silva Crisóstomo e Fellipe da Cunha Araújo, que estão juntos há três anos: "Esse é mais um passo em busca de uma vida longe do preconceito. A sociedade ainda não aceita o homossexual, mas a nossa união perante a lei é nossa garantia de que somos iguais e temos os mesmos direitos que os demais, os heterossexuais".

Sair da versão mobile