Em junho, o presidente Barack Obama nomeou James "Wally" Brewster, homossexual assumido, como embaixador dos EUA para a República Dominicana.
O diplomata, que é casado, fez questão de deixar claro sua orientação sexual e contou com a participação do marido durante um vídeo (veja abaixo) de sua apresentação na Embaixada.
"Meu esposo, Bob, e eu temos viajado o mundo todo, desde os confins da Ásia até as lindas praias do sul da Europa", declarou o diplomata. "Mas sempre voltamos para a beleza da República Dominicana", completou o marido Bob Satawake.
O casal, que está junto há 25 anos, foi recebido muito bem por grande parte do governo dominicano. No entanto, setores conservadores aliados a grupos religiosos estão pressionando fortemente para que Brewster seja exonerado do cargo.
Um dos líderes da Igreja Católica, Luis Rosario, criticou a postura e escolha do presidente dos EUA. "Ele [Barack Obama] não considerou as particularidades de nosso povo. Os Estados Unidos estão tentando nos impor o casamento entre gays e lésbicas, bem como a adoção de crianças por esses casais", declarou o padre.
A igreja evangélica também se manifestou e convocou os fiéis a amarrarem uma fita preta em seus carros em sinal de repúdio ao novo embaixador. O jornal "El Nacional" afirmou que a população deve se ater às "funções diplomáticas" de Brewster e que sua orientação sexual não deveria ser motivo de tamanha atenção.
Confira abaixo o vídeo de apresentação de James "Wally" Brewster.