Florianópolis foi palco no sábado (26) da promoção de um casamento civil coletivo LGBT no hotel Cambirela, da região continental da capital. Com 40 casais e cerca de 800 convidados, a cerimônia que teve início às 18h foi marcada por muita emoção.
+ Policiais gays se casam uniformizados na Espanha
O casamento coletivo foi uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Associação Amigos em Ação de Santa Catarina. E, sem qualquer custo aos noivos e noivas, tem o objetivo de promover a cidadania da comunidade LGBT.
"O projeto tem como objetivo garantir a igualdade de direitos entre as pessoas, sem distinção de sua orientação sexual, respeitando e promovendo o sonho de cada casal", declarou a organizadora Luciana Bastos Silva, a "Lú do Bem", que realiza casamentos coletivos desde 2005. "O evento teve tudo o que tem direito: tapete vermelho, decoração…".
De acordo com a organização, a maioria dos casais foi formada por mulheres, mas contou com a presença de homens gays e uma trans. Cada casal teve direito a 20 convidados, que assistiram a um juiz de paz que representou todos os cartórios envolvidos. Todos já saíram com as certidões de casamento nas mãos; e muito choro e declarações de amor rolaram.
+ Militante diz na Globo que "estereótipo da TV" não representa transexuais
Vale ressaltar que, além da cerimônia gratuita e do direito ao casamento civil assegurado, foi sorteado a um casal de noivas maquiagens e penteados feitos pela profissional Luciana Medeiros, do Luciana Medeiros Makeup Artist Studio. As fotos foram de Jackson Adriano, da instituição Desdobrando Arte Ateliê.
O casamento contou ainda com a presença de honra da artista Selma Light, que apresentou o evento, Lirous K'yo Fonseva Ávila, que á militante LGBT e presidente da Fórum Diversidade Grande Florianópolis e da ONG ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade – dentre outros militantes do estado.
Após o sucesso do evento, o segundo casamento já tem data marcada: 26 de Março de 2016 e será organizado em conjunto com a instituição ADEH – Associação em defesa dos direitos humanos.
Confira abaixo mais fotos: