Um esmalte promete ser um dos métodos para evitar cair no conhecido "boa noite cinderela", golpe que consiste em drogar a vítima – geralmente com substâncias colocadas na bebida – para o roubo ou abuso sexual.
+ Com novas técnicas, golpe Boa Noite Cinderela faz muitas vítimas em festas gays
No projeto desenvolvido pela empresa Undercover Colors, da Carolina do Norte, o produto promete mudar de cor quando estiver em contato com as substâncias utilizadas.
"Com o nosso esmalte, qualquer pessoa vai ter poderes de garantir discretamente sua segurança, simplesmente mexendo a bebida com o dedo. Se seu esmalte muda de cor, vai saber que tem algo errado", informa a empresa, salientando que há outros métodos para o teste, mas que não é tão simples carregas em clubes e bares.
Embora a ideia inicial seja para evitar estupro em mulheres, o golpe "boa noite cinderela" é bastante conhecido por ser aplicado em homens homossexuais. De acordo com a autora do livro Boa Noite Cinderela, Maria Tereza Moreira, o grupo gay ainda é a maior vítima.
+ Lucas Malvacini teria sido vítima de 'boa noite cinderela'
Apesar da inovação, feministas e ativistas anti-estupro criticaram o esmalte. "Qualquer coisa que coloca o ônus sobre as mulheres para 'discretamente' evitarem serem estupradas perde ponto. Deveríamos tentar impedir o estupro e não apenas evitá-lo individualmente", escreveu Jessica Valenti ao jornal britânico The Guardian.
O grupo de quadro pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte ainda faz testes para que o esmalte possa detectar o maior número de drogas.