in

After 16 years, Globo “save lesbians” who died in a shopping mall in a soap opera

Um dos piores momentos de preconceito na TV ocorreu em 1998, quando um casal de personagens lésbicas – Leila (Silvia Pfeiffer) and Rafaela (Christiane Torloni) – morreu em uma explosão do shopping da novela Torre de Babel, depois da rejeição do público.

+ Fernanda Montenegro fala sobre futuro do tema LGBT nas novelas

Dezesseis anos depois, a novela "Alto Astral", das 19h, que agora é revisada por Silvio de Abreu, o antigo autor, relembra o episódio e decidiu "salvar o casal".

No capítulo do último sábado (20), a vidente Samanta (Claudia Raia) avisa a todos do desastre que vai afetar um shopping. As atrizes Christiane e Silvia voltam, então, a encenar a mesma cena e durante o diálogo faz uma menção clara ao episódio de Torre de Babel e as personagens lésbicas.

+ Deena Love faz vídeos para amolecer coração de pais de filhos LGBT

"Levanta, Úrsula. A gente tem que sair daqui", diz Maria Inês. "Eu não quero morrer", solta Úrsula. E é quando Maria diz: "Olha para mim, presta atenção, a gente vai sair daqui viva. Eu te prometo. Não vai acontecer nada com a gente. Dessa vez, não". E elas de fato são salvas, para desatar o nó da comunidade LGBT décadas depois.

Recentemente, Silvia afirmou que não sabe de quem partiu a notícia de que as personagens não estavam sendo aceitas e que precisavam morrer juntamente com outros personagens polêmicos.
 


"Dessa vez não", diz Maria Inês sobre morte em shopping

LGBT activist, Guinha is murdered with five shots in Alemão

Example! Transvestite has surprising reaction to being drawn during the Thelma Lipp award