in

Dyke Chef: Medalhão de frango

Olá meninas! Semana turbulenta para o mundo todo com essa coisa da gripe suína. Cada hora essa gripe recebe um nome, até de gripe suíça eu já ouvi chamarem… Eu sou hipocondríaca por natureza e agora, mais que nunca, me entupo de vitamina C com medo dessa porca me pegar por aí.

Relembrando que não existem casos de contaminação pela carne de porco (digo que não existem casos, pois um dia dizem uma coisa e mais para frente outra), então, por enquanto, ainda podemos comer.

A receitinha que trago hoje é uma versão mais leve do bife rolê, só que com frango. Acho a carne de frango mais leve do que a bovina e sempre dou preferência a ela em minhas preparações caseiras.

Hoje em dia, o frango recebe uma dose bem alta de antibióticos e hormônios, o que é uma pena enorme. Porém conseguimos comprar frangos orgânicos com bastante facilidade e eu aconselho porque vale o custo/benefício.

Esse prato é rápido, delicioso, leve e é muito bonito para você marcar presença em um jantarzinho rápido durante a semana. Quer sair da rotina? Liga para ela durante a tarde no meio da semana, convida para jantar na sua casa e prepara esse franguinho. Tenho certeza: vai deixar ela gamadinha.

Quer caprichar mais ainda? Faz um risotinho bem gostoso e quentinho para acompanhar, ela não vai resistir, eu garanto!

Espero que gostem. Boa semana a todas e muita energia positiva!

Grande beijo,

Chef Ana Zambelli.
(anazambelli@dykerama.com)

O que tem de bom:
Peito de Frango: Proteína com baixa quantidade de gordura.
Cenoura: Grande fonte de vitamina A. Sabia que comendo 100g de cenoura por dia você já supre suas necessidades dessa vitamina? Tem também beta caroteno que é bom para pele e olhos.
Pimentão: Fonte de vitamina C, é bom para os cabelos.
Acelga: Fonte de fibras.
Tomate e principalmente molho de tomate: Rica fonte de licopeno e antioxidante que ajuda na prevenção de câncer de útero e próstata.

Ingredientes:
Peito de frango: 1 unidade grande.
Bacon fresco: 50g.
Cenoura: 1 unidade.
Acelga: 6 folhas.
Pimentões coloridos: 1 banda de cada cor (verde, vermelho, amarelo).
Alho: 2 dentes grandes.
Caldo Knor de frango vitale: 1 tablete.
Tomilho: quantidade que baste.
Vagem manteiga: 6 unidades.
Tomate: 3 unidades.
Molho de tomate: 150g.
Cebolinha verde: quantidade que baste.
Azeite: 30 ml.
Óleo de soja: 50 ml.
Pimenta do reino: a gosto.

Modo de preparo:
1- Se você não é boa com cortes, compre o peito de frango no açougue e peça para o açougueiro cortar filés finos e compridos para que fique bem aberto. Diga que você precisa de 6 filés finos de um peito. Caso você encare bem a faca, compre peito de frango bem grandão e corte 6 filés de frango finos e compridos, pois você vai ter que enrolar depois.
2 – Lave bem os filés, coloque em um recipiente e tempere com 1 dente de alho picadinho, caldo knor vitale esfareladinho, pimenta do reino a gosto e SE necessário (pois como tem o caldo fica já salgado) um pouco de sal e tomilho desfiadinho (de preferência o fresco para dar um sabor refrescante). Deixe pegando gosto enquanto você corta os outros ingredientes.
3 – Lave bem os legumes e a acelga. Descasque a cenoura e passe em um ralador. Se você tiver uma mandolina ela sai mais bonitinha, caso contrário use o ralador mesmo no corte de sua preferência. Eu gosto de coisas fininhas, então sempre procuro a lâmina mais fina para que dê um efeito final bacana.
4 – Corte em tirinhas finas os pimentões, corte a vagem ao meio no sentido vertical (no comprimento dela), corte palitos finos de bacon e reserve.
5 – Pique bem o alho e a cebolinha e corte o tomate em cubos pequenos.

Para o frango:
1 – Com o filé sobre uma tábua, coloque (arrumando direitinho) por cima dele uma folha de acelga, um pouco da cenoura, os pimentões, uns palitinhos de bacon e 2 bandas de vagem. Enrole bem apertadinho como se fosse um bife rolê e prenda com palitos de dente. Repita o processo em todos os filés de frango.
2 – Coloque o óleo em uma frigideira e deixe esquentar bem. Doure os filés, caso a frigideira seja pequena coloque aos poucos. Quando eles estiverem dourados, passe para uma panela de pressão. Despeje meio copo (de requeijão) de água na frigideira, coloque no fogo e “alise” com a colher de pau para sair o tempero do fundinho (isso dura um minuto só, ok?). Acrescente a água marronzinha na panela de pressão junto com os filés de frango enrolados e já dourados.
3 – Tampe bem a panela e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar, diminua para potência média do fogão e conte entre 10 e 15 minutos.
4 – Enquanto a panela pega pressão e cozinha, vamos ao molho que é mega rápido. Em uma panelinha, coloque o azeite e o alho, deixe dourar bem e coloque os tomates picados. Refogue bem por uns 5 minutos e coloque o molho de tomate de sua preferência. Caso esteja muito ácido, acrescente uma pitada de açúcar. Eu não gosto de usar açúcar, prefiro molhos frescos, mas como é uma receita rápida e normalmente você vai usar um pomarola da vida, é melhor pôr um tiquinho de açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos e coloque a cebolinha picada e um pouco de tomilho. Reserve.
5 – Desligue o fogo, cuidadosamente tire a pressão da panela e abra. Caso tenha ainda muito líquido, sem mexer com colher na panela, coloque no fogo com a tampa aberta e deixe secar em fogo baixo. Quando estiver com bem pouquinho de líquido está pronto.
6-Tire o frango da panela e cuidadosamente corte ao meio. Retire os palitos.
7 – Coloque o molho de tomates no prato e por cima os medalhões.
8 – Pra acompanhar? Um maravilhoso arroz branco, um risotinho leve ou uma massa gostosa… Aí sua imaginação e a dela que entram em ação…

Homofobia no Brasil

Ana Carolina em ensaio sexy