A Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, recebeu ontem (04/06) o 1º Encontro de Blogueiros e Twitteiros Gays, que contou com a presença de André Fischer, do Mix Brasil, Ailton Botelho, do Vipado, Tony Góes, Thiago Magalhães, Celso Dossi, Juliano Corbetta, do Made In Brazil, Lourenço Cavalcante, da revista Brasileiros, e Erik Galdino, do site A Capa, para discutir questões ligadas à mídia LGBT.
Todos profissionais com trabalhos relacionados a internet contaram um pouco sobre suas experiências pessoais com a rede e como iniciaram o blog. A discussão focou na questão comercial e na viabilidade econômica de um blog, ainda pouco reconhecido pelas grandes agências de publicidade e um pouco distante do mercado em geral. Cada participante compartilhou outros ganhos que obteve através de sua página pessoal.
Juliano Corbetta comentou experiências vividas nos Estados Unidos, onde há empresas especializadas na comercialização de publicidade em blogs, sugerindo que no Brasil houvesse algum serviço do tipo. Segundo Thiago Magalhães, do Introspective, o blog foi criado sem pretensão de lucros. "Foi um espaço para exercitar meu texto", disse o blogueiro, que pretende deixar a advocacia para se dedicar ao jornalismo.
Lourenço Cavalcante, da revista Brasileiros, levantou a questão da forte presença de evangélicos nos comentários em blogs gays. "Eu sempre recebo comentários que ‘devo queimar na laje do inferno’, eu nem sabia que inferno tinha laje", brincou.
André Fischer confidenciou que seu blog, no ar desde 2002, já foi motivo para receber convites de viagens. Já o Vipado foi procurado por uma agência de mídia para veicular campanha do energético Burn e da Avon. "Nem sei como chegaram até mim", afirmou Ailton Botelho.
Clovis Casemiro, profissional de turismo que já esteve à frente da Tam Viagens, colocou uma questão bastante importante e que foi levantada por outros participantes, a de que alguns profissionais de mídia não se sentem à vontade para vincular suas marcas a veículos que, em grande parte das vezes, exibem garotos de sunga.
"Eu insisti muito dentro da Tam que eles precisavam estar nesses lugares para atingir o público, mostrei que se eles queriam os gays tinha que estar até no Disponivel.com", contou Casemiro, que falou também da boa experiência entre a agência McCann e o site de relacionamento, na campanha de pacotes da Parada Gay de 2009. "Se eu tirar os garotos de sunga do meu blog, não tenho o que publicar", completou Corbetta, do Made in Brazil, que tem 800 mil pageviews mensais e cujo conteúdo é baseado em belos garotos seminus.
Mais que discutir os rumos comerciais de blogs e veículos especializados, o encontro serviu para integrar os profissionais do mercado e tentar criar um fórum permanente para a discussão do assunto, o que deve acontecer nos próximos meses, já que houve grande empolgação de todos.