in

Encontro sobre Literatura Lésbica

No dia 17 de setembro, quinta-feira, a partir das 18h30, vai acontecer no auditório da Livraria Cultura de Recife o 1º Encontro sobre Literatura Lésbica de Pernambuco, acompanhado do lançamento do livro Shangrilá, de Marina Porteclis, pela Editora Malagueta. O evento faz parte das manifestações culturais que antecedem a 8ª Parada da Diversidade de Recife, programada para domingo.

A literatura lésbica é uma escrita de identidade, na qual a autora é tão importante quanto o texto. É a fala de mulheres discriminadas, um esforço para abrir caminho numa cultura que reprime a homossexualidade e nada sabe sobre as lésbicas. É a voz de poucas, corajosas, que ousam falar de um grupo invisível para a maioria. Talvez por isso mesmo, a literatura lésbica é ignorada em muitos meios cultos, com frequência rotulada de sub-literatura e considerada menor.

É exatamente essa literatura lésbica o tema do primeiro encontro a ser realizado na capital de Pernambuco, com a presença das professoras Elisa Nóbrega e Renata Pimentel, das autoras Marina Porteclis (que estará autografando seu livro) e Karina Dias, e de Laura Bacellar, responsável pela Editora Malagueta, a primeira casa editorial brasileira inteiramente dedicada às mulheres homossexuais.

O encontro será uma conversa informal aberta aos interessados em literatura e contará também com a leitura de trechos do livro Shangrilá por atrizes convidadas.

Sobre Shangrilá
“Shangrilá” é primeiro livro de uma jovem autora brasileira que não pertence ao eixo Rio-São Paulo. Apesar de morar em Recife, Marina Porteclis brinda as leitoras com um romance ambientado na zona da mata de Alagoas, que ela conhece intimamente.

Para quem ficava imaginando como acontece o amor entre mulheres longe das metrópoles, eis aqui a resposta em ritmo ágil e sensual. Mas não é só o calor e a beleza do Nordeste que nos chegam através das páginas de Shangrilá, há também a preocupação em se viver de forma íntegra e assumir com honestidade os sentimentos.

A autora aborda com delicadeza a questão da família, do preconceito e da coragem de uma mulher homossexual ser quem ela é. Tudo isso através da história de Mariana Villa-Real, neta de donos de engenho de cana-de-açúcar e amazona de beleza exótica, que encanta as mulheres que a conhecem.

Shangrilá
de Marina Porteclis
Editora Malagueta
240 páginas, R$ 25,00

Serviço:
1º Encontro sobre Literatura Lésbica de Pernambuco
e noite de autógrafos do livro Shangrilá
Quando: 17 de setembro, quinta-feira, a partir das 18h30
Onde: Livraria Cultura Paço Alfândega
R. Madre de Deus, s/n, Recife
Telefone (81) 2102-4033

Direito pra quem?

Diversos