A Ong estadunidense The Gay & Lesbian Victory Fund, entidade que visa aumentar o número de homossexuais assumidos que pretendem concorrer às eleições, comemora o número recorde de candidatos gays nos Estados Unidos: 71.
A fundação disponibiliza suporte técnico, financeiro e estratégico aos candidatos e tem entre seus membros políticos já no exercício do cargo, como o prefeito de Palm Springs, Califórnia, William Schmidt, administrador de Peekskill, em Nova York, e Jass Stewart, de Brockton, Massachusetts.
Desde 1991, data de sua fundação, a Victory Fund já ajudou mais de 380 pessoas que aspiravam a cargos políticos nos EUA, em todos os níveis (prefeito, governador, senador).
Para o presidente da entidade, Chuck Wolfe, levando-se em conta que este não é ano de eleições na Terra do Tio Sam, o número inédito de candidatos é um sinal de que lésbicas e gays estão percebendo a força e a importância da participação política no processo de pleno reconhecimento dos direitos de homossexuais.
"Nossa comunidade entende que a política é o caminho para a igualdade", disse. "Ter um lugar à mesa do poder também significa que temos voto e voz" igual a todo mundo, "e isso leva a mudanças reais".
"Em 2007, dezenas de leis pró-gays foram aprovadas em cidades e estados onde políticos abertamente gays serviram de exemplo de poder aos seus colegas. Estar lá faz a diferença", completa Chuck.
De acordo com a entidade, seis estados ainda não têm políticos homossexuais eleitos: Alaska, Louisiana, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Virgínia Ocidental.
Leia artigo sobre o assunto clicando aqui.