O conceito Eat Clean (Comer Limpo, em tradução livre), embora não seja algo novo, está ganhando cada vez mais espaço na mídia e conquistando adeptos na Europa. Conhecido por personal trainers, fisioculturistas e atletas há anos, baseia-se no princípio de que, para ter um corpo saudável, é preciso alimentar-se saudavelmente. Vários métodos têm surgido nas últimas décadas, e, recentemente, um personal trainer gay de Manchester, na Inglaterra, vem se destacando entre os muitos difusores do conceito. Chris Manning, de 34 anos, está seduzindo os ingleses com seu método e ultrapassando as barreiras das academias ao levar o conceito para a rede pública de saúde britânica. Não apenas pelo corpo perfeito conseguido com combinação de exercícios e alimentação, nem por seu sorriso contagiante, que já lhe rendeu alguns trabalhos como modelo, mas pelo fato de que muitas pessoas estão descobrindo que, para se desenvolver um corpo sarado e sano, a base está em uma dieta saudável e balanceada aliada a exercícios. "Não é uma dieta da moda, mas um estilo de vida que transformou as formas do corpo das pessoas e as relações com os alimentos há anos", diz o treinador. Chris conversou com o A Capa sobre o seu método e o seu livro Take Control – Eat Clean (Assuma o controle – Coma limpo). Confira!
Desde quando você é personal trainer?
Há cinco anos, dos quais quatro eu trabalhei em academias de Manchester e Londres. Atualmente, tenho minha própria empresa de Home Training e Nutrição em Brighton.
Por que você decidiu escrever um livro sobre o assunto?
A intenção foi promover a mensagem de que não importa o quão duro você treinar, isso só será responsável por 30% de seus resultados. Os outrs 70% virão a partir dos alimentos que você come. Um fato tão importante e muito esquecido, na minha opinião. Estou gostando do imenso sucesso do livro, porque mais e mais pessoas estão finalmente começando a entender que grandes corpos são feitos na cozinha, e não apenas na academia.
O que é comer limpo?
Comer Limpo é a prática de ingerir alimentos naturais tais como proteínas magras, gorduras boas, frutas e legumes, e experimentando com aromas naturais (ervas, especiarias, condimentos caseiros etc). Isso significa ficar longe de alimentos processados ricos em açúcar e sal, e limitando o álcool. Um mantra da filosofia do Eat Clean é "se o homem fez, não coma!".
Quando e onde este conceito foi criado?
Não é um novo conceito, não fui eu quem criou. É um fenômeno que evoluiu da indústria física e muitas pessoas já descobriram o quão poderoso pode ser. Não é uma dieta da moda, mas um estilo de vida que transformou as formas do corpo das pessoas e as relações com os alimentos há anos. Sua simplicidade é uma de suas muitas vantagens. Não envolve sistemas de ponto ou contagem de calorias. É simplesmente explorar e descobrir boa qualidade, alimentos saudáveis. Funciona tão bem porque satisfaz a nossa necessidade básica de comer alimentos que nutrem, reconstruem e energizam nossos corpos.
O método é ideal para perder quilos ou ganhá-los? Como trabalhar com as diferentes metas?
Comer Limpo tem o seu lugar em todas as metas de fitness. Como um experiente profissional, ainda estou para ver um único objetivo que pode ser alcançado sem melhorar sua dieta primeiro. Seja perder peso ou ganho muscular, você vai chegar lá. Atletas, fisioculturistas, nadadores, ciclistas, ginastas, maratonistas, velocistas, jogadores de futebol, modelos capa da Men’s Health, todos eles dependem de alimentação saudável para se sobressairem no que fazem.
Existe alguma diferença ou adaptação quando se trata de um homem ou uma mulher?
Independentemente do sexo, uma pessoa que come limpo geralmente pratica o seguinte: eliminar açúcar refinado, priorizar proteína, limitar o uso de sal, cozinhar refeições saudáveis, beber muita água e chá verde, comer 5, 6 refeições por dia, eliminar bebidas alcoólicas (ou limitá-las bastante), sempre ter café da manhã (cereal não é café da manhã), ter disciplina e conhecimento para alimentar o corpo de maneira correta.
Para qual publico o livro é direcionado?
A qualquer pessoa que queira melhorar massivamente o corpo, níveis de energia e o relacionamento com os alimentos.
Como a pessoa tem que se comportar após o fim do período de seis semanas do programa?
O plano em meu livro é projetado para que você obtenha os melhores resultados possíveis em um período de seis semanas. Pode parecer, inicialmente, pouco, especialmente se você tem um monte de alterações a fazer. Se este for o caso, o meu conselho a você é o seguinte: ir por partes. Faça pequenas mudanças todos os dias, mas note que é o que você faz a maior parte do tempo que conta. Após ter passado seis semanas de sua vida comendo alimentos que naturalmente complementam, reabastecem e reenergizam seu corpo, você verá que os resultados estéticos que aparecem por si só. Portanto, a escolha é inteiramente sua. Você vai voltar a comer lixo processado? Ou você continuar comendo limpo? Minha intenção com o livro é fornecer-lhe os conhecimentos e os resultados para continuar.
Como a genética influencia nos resultados da malhação e da alimentação saudável?
Genética, é claro, desempenha um papel no nosso corpo. Nunca vai impedi-lo de alcançar seus objetivos, mas podem determinar quanto tempo leva.
Como "comer limpo" nessa louca vida moderna?
Se você é novo no conceito, precisará de tempo para se adaptar a ele. Sempre que eu dou um apoio nutricional ou ministro palestra, foco principalmente de segunda a sexta-feira, da manhã até o fim da tarde. Isso é porque eu acho que, para as refeições à noite e fins de semana, as pessoas têm mais tempo para cozinhar, então, portanto, fazer boas escolhas. Tenho avaliado centenas de diários alimentares ao longo dos anos e vi, em primeira-mão, o quanto as pessoas fazem mais esforço à noite. Durante um dia de trabalho, no Reino Unido, é quando a maioria come lixo. As pessoas tendem a comer cereal no café da manhã, ir ao supermercado local para almoçar, e beliscar comidas compradas em máquinas dispensadoras no fim de tarde. Minha promessa aos meus clientes é que haverão mudanças significativas se eles controlarem o que comem durante o dia. Deixe as guloseimas e alimentos de conveniência para fins de semana.
E o que acontece se a pessoa tem que comer em lugares onde eles não podem encontrar "comida limpa"?
Para as pessoas nesta situação, tem de haver uma preparação. As que sabem que não têm escolhas limpas próximas a seus locais de trabalho têm de estarem preparadas! Por exemplo, no domingo ou no início da semana, cozinhar cerca de 10 peitos de frango e ao longo da semana levá-los para o seu trabalho. Vá na cantina ou no supermercado local e adicione uma salada. Você preparou o ingrediente principal, a proteína. As pessoas não comem bastante proteína, que é fundamental para a perda de gordura e ganho muscular. A proteína é o topo da minha lista do que precisa ser ingerido para manter meus músculos fortes e os meus níveis de energia elevados. Nos fins de semana, você pode ter mais possibilidades de escolha, uma pizza, se você gosta. Você pode até beber. Minha mensagem clara é que você pode ter o controle, concentrando-se mais no que você come durante o dia de trabalho.
Em seu livro, você diz que "quando o alimento é feito pelo homem, não coma". Como acompanhar este mantra, hoje em dia, com tantas cadeias de fast-food ao redor?
Você já foi arrastado a um fast-food sem a sua permissão? Provavelmente, não. Você sabe o que há naqueles lugares, há lixo! Você faz essa escolha, e é sobre como fazer as escolhas certas. Basta pensar com sabedoria e nunca perder de vista seus objetivos antes de fazer uma escolha errada.
Você está chamando muita atenção das mulheres hoje em dia. Como você lida com isso?
(Risos) Atenção sexual? As mulheres nunca me dão esse tipo de atenção. A minha gay vibe deve ser muito forte para isso. Graças a Deus!