Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Era uma vez um casal diferente

Era uma vez uma doutora em Literatura Comparada que tinha no currículo várias publicações técnico-científicas e livros de ficção. O nome dela é Lúcia Facco. No mês passado, ela lançou o livro Era uma vez um casal diferente: A temática homossexual na educação literária infanto-juvenil, baseado em sua tese de Doutorado. Lúcia, cuja pesquisa era voltada para o estudo de literatura lésbica, resolveu aventurar-se no mundo da literatura infantil após experiência no universo escolar, onde pôde perceber que os professores precisavam de orientação ao lidar com assuntos delicados como a discriminação por diferença de classe social, de etnia, de orientação sexual, de gênero… Além disso, havia um envolvimento pessoal com a questão, já que Lúcia é mãe de um menino em idade escolar.

Para Lúcia, nossa personagem principal, foi extremamente prazeroso voltar-se para crianças e adolescentes, um público até então pouco estudado por ela. “Percebi que eles possuem uma mente mais aberta, porque ainda não foram suficientemente impregnados pela cultura preconceituosa da sociedade, portanto, carregam com eles um potencial muito grande de mudança dessa mesma sociedade. Perder a oportunidade de formar seres pensantes ao invés de meros reprodutores de discursos cristalizados é um ‘crime'”, diz ela.

O resultado desta história não poderia ter sido menos fabuloso. Com um amplo embasamento teórico, o desenvolvimento da pesquisa de Lúcia contou também com sua vivência pessoal e com entrevistas de educadores de todo o país. Ela aborda, de maneira esclarecedora e cheia de referências, assuntos que vão desde o preconceito, a discriminação, o bullying, o microuniverso da escola, a educação, até chegar à literatura como função formadora e não apenas pedagógica. Em um texto fluido e didático, que faz com que o leitor não queira desgrudar do livro até suas páginas finais, Lúcia fez um trabalho que sai do âmbito escolar, seu foco primordial, e atinge em cheio toda a sociedade.

A autora declarou em seu texto que não desejava que o livro fosse um trabalho acadêmico asséptico e que as discussões levantadas ficassem circunscritas apenas a uma fria e distante teoria. E ela alcançou com sucesso seu objetivo. Sente-se, com a obra de Lúcia, o mesmo que esta sentiu com os textos de Guacira Lopes Louro (autora utilizada pela pesquisadora em sua investigação): uma lucidez impressionante, com afirmações simples e óbvias, mas que abrem os olhos para muitas questões que insistem em ser deixadas de lado pelas pessoas.

O volume acompanha ainda um caderno de atividades elaborado pela autora e pela pedagoga Terezinha Nazar, que orienta os professores a desenvolver a proposta trazida pelo livro, estimulando ainda mais a busca por um final feliz.

Serviço:
Era uma vez um casal diferente: A temática homossexual na educação literária infanto-juvenil
Autor: Lúcia Facco
Editora: Summus
Preço: R$ 59,70
Páginas: 296
www.summus.com.br

Sair da versão mobile