in

¡Esperanza! Confirmado el segundo caso de curación del VIH

Recente estudo feito por cientistas da Universidade de Cambridge e publicado no periódico científico El VIH Lancet traz um caso de cura do HIV.

O chamado “paciente de Londres” – cujo nome verdadeiro é Adam Castillejo, um venezuelano de 40 anos – foi curado do vírus responsável pelo desenvolvimento da aids no organismo por meio de um transplante de células-tronco doadas por indivíduos com um gene resistente ao HIV. Trata-se de tratamento semelhante a um usado nove anos atrás, quando o “paciente de Berlim” (o americano Timothy Ray Brown) foi curado do mesmo vírus.

No caso do “paciente de Londres”, entretanto, o DNA do HIV não foi 100% eliminado de seu organismo, bem como no caso do “paciente de Berlim”. A diferença entre ambos é que, no caso de Castillejo, não foi utilizada a irradiação total do corpo e o regime de quimioterapia foi menos intenso.

Ele não apresenta sinais do vírus há 30 meses.

Conheça mais a ciência por trás da novidade com mais detalhes nesta reportagem no site Exame.com. E, caso queira conhecer a história pessoal do venezuelano, leia no Correo de Bahía.

Suzy, trans atrapada

El abogado de Suzy publica carta escrita por una mujer trans del reportaje 'Fantástico'

Centro Cultural de la Diversidad

Conoce la nueva imagen del Centro Cultural de la Diversidad