Como já noticiado aqui no Dykerama.com, São Paulo vai ganhar sua primeira escola de samba gay, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Arco-Íris. A estréia da escola na avenida acontece em 2009, mas já no próximo dia 25 de janeiro, quando acontece uma mega festa em prol de sua fundação, a Arco-Íris apresenta seu time de peso que, entre outros nomes, conta com Silvetty Montilla como Presidente de Honra e a drag Layla Ken como Rainha da Bateria.
Em entrevista do Dykerama.com, o publicitário Eduardo Corrêa, 25, presidente da Arco-Íris, nos adianta como serão os passos da escola daqui para frente. Se depender de seus planos, o Carnaval de São Paulo nunca mais será o mesmo!
Dykerama.com – Como surgiu a idéia de formalizar o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Arco-Íris?
Eduardo Corrêa – A idéia surgiu quando observei o crescente número de gays participando do desfile das Escolas de Samba de São Paulo. Percebe-se que os bastidores do Carnaval é movimentado por homossexuais. Existe uma pequena parcela que, mesmo inibida, opera nos barracões das escolas de samba na confecção de fantasias, decoração das alegorias, além dos maquiadores e cabeleireiros, que são responsáveis pela produção das Rainhas, Musas e Madrinhas para o desfile. Nos dois últimos desfiles, a Escola de Samba Mocidade Alegre teve a iniciativa de montar uma ala “gay”. No ano seguinte, a Escola Leandro de Itaquera também prestou sua homenagem aos artistas da noite com um carro alegórico para transformistas.
Esses dois fatos foram a maior motivação para que eu tomasse a decisão de fundar a primeira escola de samba gay com a característica e liberdade de expressão da comunidade GLBT.
Dykerama.com – Quais são os planos da escola para o Carnaval deste ano e para os próximos?
Eduardo – Dia 25 de janeiro iremos celebrar a fundação com uma programação de 16 horas de festa e com a presença das escolas de samba do Grupo Especial. A partir do mês de março daremos início às atividades para planejar nosso desfile no Carnaval de 2009.
Dykerama.com – Qual é a relação da Arco-Íris com as outras escolas e com o Carnaval oficial de São Paulo? A idéia foi bem aceita?
Eduardo – Inicialmente todas as escolas do Grupo Especial foram bem receptivas e gostaram da idéia. Alguns presidentes ficaram surpresos e curiosos para saber como será a escola de samba gay. Todos os ofícios enviados solicitando a presença das escolas foram bem aceitos e confirmaram presença.
Dykerama.com – Qual é o principal objetivo da escola?
Eduardo – Promover a assistência social, da cultura, da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, nas suas diversas formas de manifestação, inclusive as recreativas, culturais e esportivas, especialmente as ligadas ao Carnaval e à cultura do samba; difundir através do nosso espaço social, atividades recreativas e educacionais, firmando o compromisso da Escola de Samba Arco-Íris com a comunidade GLBT, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e da eficiência, sem fazer qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
Dykerama.com – Como e onde ela vai funcionar?
Eduardo – As atividades terão início a partir do mês de março com uma programação aos domingos. Iremos apresentar os trabalhos do nosso departamento social e cultural. Em seguida organizar a equipe de harmonia, estruturar as 25 alas e iniciar os ensaios da bateria. No mês de junho apresentaremos o tema enredo para o Carnaval de 2009.
Estamos localizados à Av. Ordem e Progresso, 115 – Ponte do Limão (Barra Funda).
Dykerama.com – Qual é a importância da criação de uma escola gay no meio do samba?
Eduardo – A comunidade GLBT sempre esteve presente nas agremiações contribuindo com suas criatividades para o desenvolvimento das escolas. A importância é que a nossa comunidade passa a ter mais contato com a cultura do samba podendo desenvolver seus trabalhos com mais liberdade de expressão.
Com essa iniciativa, o mundo do samba passa a entender que estamos próximos de viver numa sociedade mais justa e sem preconceitos.
Dykerama.com – Como a escola está composta? Já tem uma madrinha?
Eduardo – A Presidente de Honra convidada é Silvetty Montilla, a Rainha de Bateria é Layla Ken, eleita a Miss Brasil Gay em 2007. A 1ª Porta Bandeira é a drag caricata Ioio Vieira, o Diretor de Carnaval é Mi Benassi e o Diretor de Harmonia é Cadú.
Dykerama.com – A escola já desfila este ano? Já escolherem um samba-enredo?
Eduardo – Não. Iremos trabalhar durante o ano de 2008 para desfilar em 2009. O samba-enredo será lançado no segundo semestre deste ano.
Para saber mais sobre a grande festa que celebra a inauguração da Escola de Samba Arco-Íris acesse www.gremioarcoiris.com. Vá e mostre que tem samba no pé!