A Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais "Decida-T" denunciou que o escritor espanhol Carlos José Rio foi ameaçado de morte via e-mail no último dia 16 de setembro. O escritor recebeu mensagens com fotos suas e com mensagens homofóbicas por cima das imagens.
Na primeira mensagem estava escrito: "Nem bichas, nem mouros". No segundo e-mail, a frase ameaçadora vinha escrita na capa do novo livro de Carlos Rio, que se chama "O lugar dos segredos". A frase é: "Está morto! Tome cuidado quando for passear com o seu cachorro, iremos matar ele e você".
A segunda ameaça também foi enviada à Editora Ecu, que publicou a última obra do escritor e, também foi remetida ao jornalista Manuel Velandia, da executiva da Ong Decida-T. Velandia recebeu ainda outra mensagem com a foto do escritor e que dizia: "Você o conhece? Então se despeça dele".
Todos os envolvidos alegaram que tais ameaças se deram por conta do conteúdo do novo livro de Carlos José Rio que fala dos maus tratos que casais homossexuais sofrem. A obra conta com forte crítica aos setores racistas, homofóbicos e xenófobos da sociedade espanhola. O jornalista Manuel Velandia se declarou muito preocupado com a situação, pois ele já foi vítima do mesmo tipo de ameaça e hoje vive em exílio na Espanha por conta disso. o ativista se declarou espantado com uma atitude dessa em uma sociedade "democrática e solidária" como a espanhola.