A escritora britânica, Geraldine Bedell, teve a sua participação vetada no primeiro Festival Internacional de Literatutra em Dubai, que começa no dia 26 de fevereiro. O motivo é que o seu livro, "The Gulf between us", contém um personagem homossexual. A história se passa no oriente médio e trata de um xeque gay que mantém relação amorosa com um inglês.
A diretora do festival, Isobel Abulholul, escreveu à escritora e a desconvidou alegando que sua obra é "polêmica". Também alegou que, além da homossexualidade, o livro aborda a guerra do Iraque como pano de fundo da história e isso poderia ser um "campo minado" para o evento que começa dia 26 de fevereiro com a participação de autores do mundo inteiro.
Em contrapartida, a autora Geraldina Bedell disse em entrevista a agência de notícias EFE que tem "um carinho grande pelo Golfo, exceto quando ocorrem coisas como essa, porque daí nos obriga a perguntar se essa região quer realmente ser parte do mundo cultural contemporâneo", refletiu a escritora censurada.