A viagem começa em um corredor comprido, cheio de esteiras rolantes e placas de informação um tanto confusas que o levam a escolher entre duas principais opções: tomar um táxi ou um metrô. Pronto, a partir dali é só se preparar para conhecer Madri, atualmente um dos destinos mais interessantes para meninas da Europa.
A cidade é grandiosa, cheia de construções que combinam o tradicional e o moderno, é a terra do flamenco e das praças de touro – o símbolo mais forte – e terra da moda (lembre-se, mesmo que você chegue cansada, não deixe de dar uma passadinha no banheiro do aeroporto ou do hotel, antes de sair malajambrada pelas ruas de Madri – nessa cidade, as pessoas caminham impecáveis). A Espanha vem se tornando uma das grandes exportadoras de moda da Europa e, Madri, como a capital, comanda essa euforia!
Para começar o dia, escolha um dos inúmeros cafés na Plaza Santa Ana e depois faça uma visita ao Museu do Prado (estudantes menores de 25 anos não pagam e, aos domingos, todo mundo entra free) e ao Palácio Real (também free aos domingos). Na hora do almoço, se delicie em algum restaurante de comida típica ou experimente uma boa comida tailandesa no Siam – metrô Plaza de España. Outra coisa boa dessa cidade é poder provar comidas do mundo inteiro. São pratos requintados, preparados por chefs geralmente novinhos. Na Espanha, depois da moda, a cozinha é a segunda euforia. Descanse da comilança no Parque del Buen Retiro e, de tardezinha, siga para a Chueca!
A Chueca é internacionalmente conhecido como um dos bairros mais boêmios e lésbicos da Europa. Local para se provar boas tapas e vinhos (não deixe de ir ao El Tigre, ali são servidos ótimos drinques acompanhados de porções generosas de tapas). A qualquer hora do dia, é possível encontrar casais de meninas passeando ou sentados em algum restaurante – de noite, a jogação acontece no Black & White, no Queen Madrid e em muitos outros clubes da região. Se quiser um local mais reservado para uma conversinha de canto de orelha, vá ao Café Aquarela, na rua Gravina.
Caso tenha mais tempo, não deixe de fazer um passeio de bicicleta pela cidade, é gostoso preparar um bocadillo (sanduíche feito em um pão baguete com recheios variados: geralmente utiliza-se jamón serrano, queijos, tomate e azeite), comprar umas cervejinhas e pedalar pelos pontos turísticos quando o sol já está mais baixo… Madri é uma cidade para se conhecer aos poucos, detalhadamente: de dia, de tarde e de noite!
* Luciana Lemos é sócia-diretora da Gamboa Viagens, especializada no público feminino. A agência possui pacotes para Madri e diversas capitais européias. Para mais informações, acesse o site www.gamboaviagens.com.br ou ligue (11) 3151-4865.