Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Espanha: Megafesta em Madri convoca lésbicas a sairem do armário

O centro de Madri, na Espanha, terá no próximo sábado (10/05) o festival "Nós Somos Todas" onde milhares de mulheres se juntam para reivindicar um reconhecimento social maior para as lésbicas.

O festival abre a temporada de eventos que antecedem o dia do Orgulho Gay no país em junho que, este ano, terá como tema uma campanha pedindo para que lésbicas saiam do armário.

Segundo os organizadores, as lésbicas precisam que mais mulheres famosas assumam sua homossexualidade, para que elas sigam o exemplo.

"A invisibilidade é o grande problema. A falta de referências entre os personagens da vida pública e política provocam o aumento dos tabus e preconceitos contra este grupo. Felizmente, com o passo dado por atrizes como Jodie Foster, Ellen DeGeneres, Portia de Rossi ou Leisha Hailey, isso começa a mudar", disse à BBC o presidente da Federação Espanhola de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGTB), Antonio Poveda.

Três mil pessoas já confirmaram presença no festival que também pretende fazer uma reivindicação política. Depois das leis de casamento entre gays e adoção de menores por casais homossexuais ou da ampliação dos direitos dos transexuais terem sido aprovados na Espanha, as lésbicas pedem mais reconhecimentos.

Para os organizadores do evento, a Espanha se tornou um país moderno por essas leis que entraram em vigor com o atual governo socialista, mas é preciso avançar mais.

Sair da versão mobile