in

Espanha: partidos gays friendly foram os que mais cresceram eleitoralmente

De 2002 até 2008 os partidos que mais cresceram eleitoralmente na Espanha, com destaque para o bairro Chueca que fica em Madri, foram os que apoiaram abertamente a causa gay. Foi o que apontou análise feita pela Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Trans e Bissexuais da Espanha (FELGTB) e o Coletivo Gay de Madri (COGAM) que disseram que os GLBT’s espanhóis defenderam os seus direitos com o voto.

O levantamento feito aponta que os partidos de esquerdas que apoiaram os direitos GLTB, tiveram uma vantagem de 11 pontos sobre o Partido Popular. O partido Socialista ganhou em cinco dos oito colégios eleitorais de Madri.

Dos partidos simpatizantes, dois foram os que mais cresceram: o PSOE e IU. Juntos conseguiram um total de 51,90%, porcentagem acima da média histórica. Dessa maneira, Chueca se transforma em um bairro onde o apoio a igualdade da comunidade GLBT é um exemplo. Isso em plena Madri, capital da Espanha.

Para o presidente da FELGTB, Antonio Poveda, “estes dados confirmam que com os nossos direitos não se brincam. Nem um só passo para trás será permitido. E que uma coisa fique bem clara: se o Partido Popular quiser seguir trabalhando contra os nossos direitos, nós continuaremos a denunciar a sua homofobia em quantas eleições forem necessárias”.

A Federação e a COGAM lançaram nas eleições passadas, que recentemente elegeu o governo pró-glbt de Zapatero (PSOE), uma campanha com o seguinte lema: “Os direitos se conquistam e se desfrutam: Defenda-os com o seu voto”. Voluntários percorreram Madri para fazer a divulgação da campanha e foi tão bem sucedida que se espalhou por diversos locais da Espanha.

Caetano Veloso e Ney Matogrosso participam de homenagem póstuma a Cazuza

Contrato de Convivência Homoafetiva é assinado no Acre