Um casal do mesmo sexo que registrou sua parceria civil doméstica na Grã-Bretanha teve sua união reconhecida pelo governo da Espanha.
A Espanha, que legalizou o casamento gay em 2005, reconhece uniões do mesmo sexo realizadas em outros países da União Européia onde elas são consideradas legais – Holanda e Bélgica – e aquelas realizadas no Canadá e África do Sul.
Paul e Martin Ward se uniram este ano, no Dia dos Namorados. Paul estava trabalhando na Espanha e Martin planeja se mudar para lá, mas “ao contatar o Consulado Britânico em Málaga ficamos desconcertados ao saber que nossa união não era reconhecida na Espanha, nos deixando sem qualquer direito legal.”
O casal procurou o governo espanhol com ajuda da ONG de direitos civis GLBT Stonewall. O Escritório Estrangeiro em Londres e o Ministério da Justiça espanhol iniciaram as negociações e, agora, o governo aceitou reconhecer a parceria civil de Paul e Martin.
“Fizemos um pouco de história ao nos tornar o primeiro casal do mesmo sexo inglês residente na Espanha a ter sua parceria civil reconhecida pela lei e uma observação em nosso passaporte”, disse Martin.