in

Espanha: sexóloga denuncia terapias para cura da homossexualidade

A sexóloga espanhola, Noemi Dominguez, denunciou que há psicanalistas que fazem, as escondidas, terapias para curar a homossexualidade. Assim como ocorre no Brasil, há um grupo minoritário de psicanalistas que defendem a tese de que a homossexualidade é doença e existe cura.

Segundo a sexóloga, os efeitos dessas terapias podem ser destrutivos, pois chegam a durar anos e provocam danos emocionais irreparáveis. Noemi aponta também para os prejuízos econômicos, já que certas pessoas pagam para obter a "cura" da homossexualidade.

Em reportagem publicada pelo portal do canal CNN+, há uma entrevista com o barcelonês Angel Llorent, de 40 anos, que declarou ter passado por tal tratramento pelo período de 12 anos e, que após uma década, foi considerado "curado". Porém, Llorent afirma que durante o tratamento sentia os mesmos desejos pelos homens. E, pasmem, ele revela que levou uma vida dupla, fingindo prazer pelas mulheres e praticando esportes, tudo isso por pressão da família. 

Nos dias de hoje, Llorente conta com o apoio da família, mas perdeu boa parte dos amigos depois de aceitar a sua sexualidade. Atualmente preside a Associação Cristã de Gays e Lésbicas. 

Casos como estes, em que psicanalistas buscam a cura para gays, não é exclusividade do Brasil. Em matéria exclusiva, o site A Capa abordou tal tema. Para ler clique aqui.

Ong protesta contra série de ataques homofóbicos em cidades do Rio

Cinderella on Ice