Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Estreia nova coluna de gastronomia!

Aquela garota incrível aceitou jantar na sua casa, mas você não tem ideia do que preparar? A sua namorada não aguenta mais comer miojo quando vai te visitar? A sua mãe quase tem um ataque quando abre a sua geladeira? Quer se alimentar melhor? Para resolver essas questões e outras, o Dykemara.com estreia a coluna de gastronomia e quem assina é a nutricionista e gastrônoma Ana Zambelli.

A nova coluna pretende focar em comidas mais saudáveis e fazer um misto de receitas rápidas e receitas mais trabalhadas, assim, quem tem tempo de ficar horas no fogão e quem não tem será contemplado.

Outro foco da coluna da Ana será o slow food, movimento fundado no fim do século 20 em resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao desinteresse das pessoas pela própria alimentação, ao desaparecimento das tradições culinárias regionais, entre outros. O slow food se interessa pela procedência e o sabor dos alimentos e em como as nossas escolhas alimentares podem afetar o mundo.

Ana Zambelli escreveu uma apresentação para que as leitoras a conheçam antes se jogar na cozinha. No final desta semana, você confere as primeiras dicas! Delicie-se!

Sou carioca, mas moro em Sampa desde 2000.

Fiz faculdade de hotelaria e turismo na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Formei-me em 98, quando terminei a sociedade em uma casa de sanduíche natural e fui pra Espanha trabalhar com cozinha. A ideia inicial não era bem essa, mas acabei me apaixonando perdidamente pela culinária espanhola e me enfiei de corpo e alma.

Em 2000 vim para Sampa em busca de mais formação. Fiz um curso técnico de gastronomia na HOTEC e trabalhei com duas masters chefs: Renata Braune e Ana Soares.

Trabalhei entre 2000 e 2003 em vários renomados restaurantes como: Le chef Rouge (nas 3 unidades), Le tan tan, Le Marigot Bistro, Loft cozinha contemporânea, Os Ciprestes (em Ribeirão Preto) e Mesa III (famosa e descolada rotisserie em Pinheiros).

No início de 2003, o mestre Ferran Adriá me convidou para fazer estágio em seu premiado restaurante El Bulli na Espanha: fui a primeira brasileira a ter o privilégio de trabalhar ao lado desse mago das caçarolas.

No final desse mesmo ano, retornei ao Brasil já com uma grande proposta de chefiar o restaurante Cantaloup no Itaim Bibi e fiquei por lá dois anos.

Nesse meio tempo retornei aos estudos e dessa vez para me formar em Nutrição na Universidade Paulista. Fiz vários cursos de segurança alimentar e tudo que fosse relacionado com nutrição com foco em gastronomia.

Em 2005 ganhei o prêmio de chef revelação de São Paulo pela revista Gula e no início de 2006 chefiei o restaurante Sabuji (Ex Bel Coelho).

No final de 2006, sai do Sabuji e fui para o grupo Chieko Aoki (Blue Tree Towers – Noah gastronomia) e fiquei lá por mais 2 anos. Um dos trabalhos mais importantes no grupo foi a elaboração de toda a parte de A & B da nova unidade do Hospital São Luiz Anália Franco, implantando a gastronomia hospitalar como forma de melhorar a saúde do paciente. Neste mesmo projeto desenvolvi melhorias em algumas dietas críticas (hipossódica) para os pacientes do São Luiz Unidade Morumbi.

Em meados de 2008 tive mais um inusitado convite, desta vez pela Rede Globo de Televisão, para fazer parte do reality show Super Chef, onde fiquei por 2 meses e meio. Tive a oportunidade de fazer vários workshops com os mais renomados chefs como Jun Sakamoto, Ana Luiza Trajano, Paulo Barros, entre outros.

Retornei ao mundo real em janeiro de 2009 e enquanto aguardo novidades solidas, divido meu tempo entre um evento e outro: faço jantares e almoços para grupos e, agora, divido meu amor pela gastronomia, culinária e nutrição com vocês aqui no site!

Espero que curtam bastante!

Grande beijo,

Chef Ana Zambelli

Sair da versão mobile