Todos os anos era a mesma situação. O grupo de calouros da faculdade de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iam até o prédio da Faculdade de Filosofia de Ciências Humanas (FAFICH), onde estudam Leonardo Tolentino e Daniel Arruda, e gritavam "1, 2, 3, 4, na FAFICH só tem viado! 4, 3, 2, 1 eles dão pra qualquer um". Cansados de sofrer com o preconceito, os dois jovens se juntaram a um grupo de alunos LGBTs e fundaram, em 5 de setembro de 2007, o Grupo Universitário de Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS).
"Precisávamos discutir a nossa condição. Precisávamos lutar contra a violência e preconceito que sofríamos", conta Tolentino. A partir de então, formamos uma parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e outros diretórios estudantis da Universidade para realizar debates com os reitores, promover oficinas e divulgar o grupo", relata Arruda. Neste mês, o grupo completa um ano. Para festejar, será realizada a 1º Semana da Diversidade Sexual no campus Pampulha da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.
O evento, que tem como lema "Rompendo o Pacto do Silêncio", é pioneiro na Universidade e acontece entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro. "Estamos um passo atrás de outras Universidades como a UFRJ, mas com esse evento pretendemos pelo menos sair do imobilismo", afirma Arruda.
Serão 7 dias de evento, cada dia em uma faculdade diferente. Além de troca de experiências e a realização de mesas redondas, também serão exibidos filmes como ‘Get Real – Saindo do Armário’. O espetáculo teatral ‘Aqueles Dois’, baseado em conto do escritor gaucho Caio Fernando Abreu, da companhia Luna Lunera, também faz parte da programação. A montagem conta a história da descoberta de um envolvimento afetivo entre dois homens num departamento público.
Entre as atrações, destaque para uma oficina de montaria com Donas Drags que acontece em (29/09) às 14h na FAFICH; para as discussões denominadas ‘Língua Solta’ com temas que variam desde pegação e amor livre até direitos a casamento e adoção; a exposição das educadoras do projeto Educação sem Homofobia (NUH/UFMG) no hall de entrada da FAE e a troca de experiências entre professores e estudantes com a presença de James T. Sears da Universidade da Carolina do Sul nos Estados Unidos.
Serviço:
Mais informações: (31) 8721-9525
Programação completa no site do GUDDS