in

Estudantes convocam protestos contra jornal homofóbico na USP

Quatro blogueiros, apoiados pelo Diretório Central dos Estudantes Livre Alexandre Vanucci Leme (DCE), da Universidade de São Paulo (USP), organizam amanhã e no próximo dia 20, protestos e um beijaço contra o jornal "O Parasita", que publicou artigo oferecendo um convite a uma "festa brega" aos estudantes do curso de farmácia que, em troca, jogassem fezes em homossexuais.

No início da semana passada, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram inquérito para apurar quem são os verdadeiros responsáveis pela publicação. Dias depois, os próprios editores do jornal, que até agora não foram identificados, enviaram e-mail aos leitores pedindo desculpas pelo "exagero" dos comentários. Se forem punidos, os donos do jornal poderão pegar até seis meses de prisão. Eles poderão também ser multados pela Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania em, no mínimo, R$ 15 mil.

Um dos organizadores dos protestos, o tradutor e mestrando em história pela USP Augusto Patrini, explicou ao site A Capa que a intenção do beijaço é chamar atenção das autoridades para casos de violência contra os homossexuais. "Aqui na USP esse fato foi visto com bastante espanto. Esse tipo de coisa não acontece nas faculdades de ciências humanas, que é considerada liberal", diz Patrini. "Foi um choque e gerou um sentimento de revolta devido ao nível de homofobia", completa.

O protesto de amanhã, que está sendo divulgado no Orkut, Twitter e em outras redes sociais, é considerado um "pré-beijaço". No dia 20, os estudantes pretendem reunir ainda mais pessoas para um beijaço coletivo. "Já foram distribuídos cartazes em todos os prédios da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), mas como este protesto foi convocado pelo próprio DCE, faremos outro no dia 20 para dar tempo de mais gente participar", explica Patrini.

Moção de repúdio
O DCE Livre Alexandre Vanucci Leme publicou em seu site moção de repúdio contra o jornal "O Parasita", destacando que "é urgente pautarmos a desconstrução de preconceitos, violências e machismo que insistem em se colocar na pauta do dia nas universidades, nas escolas e na sociedade como um todo."

Serviço:
Protestos contra o jornal "O Parasita"
Amanhã, dia 04/05, às 18h, no gramado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Dia 20/05, às 18h30, no mesmo local
Mais informações: www.dceusp.org.br.

Cantora country se assume lésbica

Lady Gaga pede R$ 1,3 milhão para show fechado no Brasil