Traços faciais podem ajudar a revelar a orientação sexual dos homens. É o que afirma um estudo produzido pela Academia de Ciências da República Checa e do Centro de Estudos Teóricos da Universidade Charles, em Praga.
Cientistas decidiram avaliar as características faciais de homens gays e heterossexuais. O resultado mostrou que ambos têm características visivelmente diferentes. Os participantes analisados, no total 80 homens, eram todos checos e brancos e tiraram 80 fotos com mais de 11 mil coordenadas.
Segundo o estudo, "os homens gays mostraram rostos relativamente mais largos e curtos, narizes menores e mais curtos e mandíbulas mais arredondada”. Em outra pesquisa, estudantes foram chamados para classificar a orientação sexual de 66 homens, além de apontar traços mais masculinos e femininos em cada participante.
O resultado mostrou que as formas de rosto de homens gays foram classificadas como mais masculinas do que os heterossexuais, como, por exemplo, o queixo quadrado.
No entanto, os avaliadores não foram capazes de determinar a orientação sexual com as imagens. “Isso mostra que o julgamento da orientação sexual com base em características estereotipadas leva ao equívoco frequente”, declarou Jarka Valentova, uma das responsáveis pela pesquisa.
"O fato de termos encontrado algumas diferenças morfológicas significativas entre homens homossexuais e heterossexuais não significa que qualquer um dos grupos é facilmente reconhecível na rua (e nosso estudo 2, na verdade, mostra que não é assim tão fácil de adivinhar a orientação sexual de alguém sem conhecê-lo)”, finalizou.