Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Estudo comprova que sentir o cheiro do parceiro ajuda a aliviar o stress

Na correria do dia-a-dia as pessoas estão mais suscetíveis à irritabilidade, o que contribui para que acabem se estressando com bastante facilidade, principalmente nos grandes centros urbanos.

Disponível no mercado, existem vários tratamentos que prometem aliviar o stress e melhorar a qualidade de vida. Outros métodos mais baratos são malhação, fazer atividades físicas e manter uma boa alimentação.

Sexo também é uma excelente forma de tirar o stress. Falando em sexo, uma pesquisa realizada pela Universidade da Colúmbia Britânica e publicada no Journal of Personality ans Social Psycholog, revelou que sentir o cheiro do parceiro ajuda a combater tensões e o mau humor.

O estudo analisou o comportamento de cem casais heterossexuais que ficaram um dia todo sem se ver. Nesse período, os homens vestiram uma camiseta limpa e foram instruídos a não usar nenhum perfume ou lavanda para o corpo que atrapalhasse o cheiro natural de cada um.

Após 24h, as mulheres tiveram que sentir o cheiro nas camisas para identificar qual pertencia ao seu parceiro e se isso iria ajudar a aliviar o stress. As participantes passaram por testes de stress com eletrodos antes e depois de sentirem o cheiro nas camisetas. O resultado mostrou que as mulheres que conseguiam distinguir o cheiro do seu marido na peça, sentiam-se menos estressadas.

"Muitas pessoas usam a camisa do parceiro ou dorme ao lado na cama junto enquanto o parceiro está ausente, mas nem percebe esses comportamentos. Nossas descobertas sugerem que o cheiro de um parceiro, mesmo sem sua presença física, pode ser uma forma poderosa para ajudar a reduzir o stress", disse Marlise Hofer, autor da pesquisa e estudante de graduação no departamento de psicologia da UBC. 

Sair da versão mobile