Após a polêmica criada pelo produtor e jurado Nigel Lythgoe, do reality show de dança "So You Think You Can Dance" – que durante uma edição do programa em maio, disse que o samba de um casal gay provavelmente iria "afastar" muitos de seus 5 milhões de expectadores -, o reality resolveu fazer as pazes com a comunidade gay norte-americana colocando um casal homossexual na competição.
Na época, não satisfeito, Nigel postou em seu Twitter que não é fã de "Brokeback ‘Ballroom", fazendo uma alusão ao filme de Ang Lee, "Brokeback Mountain", que mostra a relação entre dois caubóis. Tal declaração fez com que a Aliança de Gays e Lésbicas Contra Difamação (GLAAD, em inglês) entrasse com uma ação solicitando um encontro com Nigel e executivos da rede Fox, além de um pedido de desculpas.
Além do casal gay, Jason e Willim De Vries, o reality terá um jurado assumido. Adam Shankman, coreografo e diretor do filme "Hairspray", de 2007. "So You Think You Can Dance" atualmente está em sua sexta temporada, e usa o mesmo formato que "American Idol", onde um corpo de jurados juntamente com o público escolhem o vencedor.