Um dos grandes inconvenientes no tratamento da Aids é a quantidade de remédios que os portadores do vírus tem que ingerir diariamente.
Mas, um novo medicamento para combater a doença foi aprovado nos Estados Unidos. O Stribild deve ser usado uma vez ao dia e em uma única pílula proporciona um tratamento completo contra o HIV.
O remédio combina as drogas Truvada, identificada como a primeira pílula de prevenção à Aids, Elvitegravir, substância que combate uma enzima, Cobicistat, que potencializa seus efeitos, e o Tenofovir.
O medicamento foi testado em 1400 pacientes adultos que não passavam por outro tipo de tratamento. Eles passaram por dois testes clínicos e o resultado mostrou que o Stribild é tão ou mais eficaz que outros tratamentos.
A FDA, agência reguladora dos medicamentos nos Estados Unidos, diz que serão feitos novos estudos para determinar se o remédio poderá ser usado por mulheres e crianças.
"As terapias que atendem às necessidades individuais dos pacientes são fundamentais para melhorar a manutenção do tratamento e seu potencial de sucesso", declarou John Martin, presidente do laboratório Gilead Sciences, responsável pela fabricação do remédio. A empresa já autorizou o desenvolvimento de genéricos do Stribild para países com menos recursos financeiros.