in

EUA aprovam prescrição de pílula preventiva contra AIDS para homens gays

Foi aprovada nos Estados Unidos a prescrição da Truvada, a primeira pílula preventiva contra AIDS. A resolução foi Comitê de Aconselhamento de Drogas Antirretrovirais, que assessora a Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos.

Com a maioria dos votos, o Comitê votou a favor da prescrição da droga para homens gays HIV-negativos  e para cônjuges não infectados cujos parceiros têm AIDS. O Truvada já tinha sido aprovado em 2004 pela FDA, mas apenas para o uso no tratamento de soropositivos em combinação com outras drogas.

Em 2010, a Gilead Sciences, responsável pela fabricação da droga, divulgou estudos que mostram que a pílula ajudou a prevenir que homens gays com comportamento de risco contraíssem o HIV.

O estudo foi realizado com 2.499 homens homossexuais, inclusive 29 transexuais, com idades entre 18 e 67 anos, sexualmente ativos, mas não infectados com o vírus causador da AIDS. Aqueles que tomaram o novo medicamento com regularidade tiveram uma incidência quase 73% menor de infecções.

Mas, alguns críticos dizem que os testes clínicos não representam o mundo real, e que a pílula pode incentivar a prática do sexo sem proteção.

"Poderá haver um aumento do risco para os homens que, acreditando falsamente estar 100% protegidos, parassem de usar preservativos. Uma redução no uso do preservativo significaria um risco maior de transmissão e disseminação de um vírus resistente a medicamentos", alertou em um comunicado a AIDS Healthcare Foundation.

Os gays representam mais da metade dos 56 mil novos casos de HIV nos Estados Unidos.

Já são 3! Mais um homem acusa John Travolta de assédio sexual

Confira as festas que vão agitar esse finde; têm noite boa em Goiânia, Rio e Caruaru