Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

EUA: Ativistas pedem que bares de todo o mundo boicotem vodca russa por lei contra gays

A oprimida comunidade gay da Rússia e ativistas dos EUA resolveram mexer de alguma maneira no "bolso" do país para alertar sobre as novas leis russas, totalmente intolerantes aos LGBTs.

Depois de proibir qualquer tipo de manifestação que "promova" a homossexualidade, coibir por 100 anos a realização de Paradas gays e ainda vetar a adoção de crianças russas por casais gays estrangeiros, surgiu um grande movimento nos EUA para que proprietários de bares parem de comprar vodcas do país.

"Os boicotes são estabelecidos por uma razão. Estamos tentando influenciar a mudança, e talvez mudar o que está acontecendo na Rússia", declarou Chuck Hyde, gerente-geral do Sidetrack, maior bar gay de Chicago, que parou há uma semana de vencer a vodca Stolichnaya.

Em Nova York um protesto aconteceu em frente ao consulado russo. Os manifestantes seguravam cartazes com os dizeres: Vodca russa: infundida com ódio". Ao logo do protesto, garrafas de vodca russa foram esvaziadas na calçada.

A principal marca de bebida visada pelo boicote é a Stolichnaya, que em comunicado afirmou que que apoia os direitos dos homossexuais e lamenta o que está acontecendo no país.

“Somos contra essa atitude e ações. Estamos decepcionados e com raiva do governo. A vodca Stolichnaya sempre foi uma apoiadora e amiga da comunidade LGBT”, declarou Val Mendeleev, CEO da Stolichnaya.

Sair da versão mobile