in

EUA: Califórnia aprova lei que proíbe “cura” da homossexualidade para menores

Embora, no Brasil, terapias de "cura" da homossexualidade sejam proibidas pelo Conselho Federal de Psicologia por serem não científicas e causarem danos, o mesmo não ocorre nos Estados Unidos – até agora.

Pela primeira vez, um Estado americano – no caso, a Califórnia – aprovou uma lei que restringe e bane terapias de "reversão" da sexualidade, pelo menos para menores de idade.

O projeto de lei, SB 1172, foi introduzido pelo senador democrata Ted Lieu devido ao fato de que terapias que procuram converter a orientação de alguém de gay para hétero são não científicas  e perigosas, já que há casos de pacientes que, submetidos a elas, posteriormente cometeram suicídio ou sofreram severos danos mentais e físicos.

O SB 1172 foi aprovado pelos deputados californianos por 51 votos a 21 e pelo Senado por 22 votos a 12 no final de agosto. Para virar lei, restava apenas a assinatura do governador Jerry Brown (foto), do Partido Democrata, que tinha até este domingo (30) pela manhã para se manifestar. Brown sancionou a lei no sábado à noite (29).

Com a medida, na Califórnia, menores de idade não podem mais ser submetidos a terapias de "cura" da homossexualidade. A Associação Americana de Psiquiatria se opõe a essas terapias.

Grupos apoiadores do projeto, como a Human Rights Campaign e a The Courage Campaign, haviam lançado abaixo-assinados para pressionar o governador a sancionar a lei. Segundo a The Courage Campaign, Brown vinha sofrendo pressão de grupos antigays e de conservadores para vetá-la em um ano eleitoral. De fato, congressistas republicanos haviam se posicionado contra o SB 1172 por ser, segundo eles, uma interferência do Estado na decisão dos pais sobre como criar seus filhos.

Em julho do ano passado, Jerry Brown também assinou uma lei que permite o ensino sobre os LGBTs que contribuíram para a história americana nas escolas da Califórnia.

Confira as propostas de Paula Beatriz, candidata a vereadora em São Paulo pelo PSOL

Colorida! Próxima novela da Record terá mais um personagem gay interpretado por Léo Rosa