in

EUA: Câmara aprova lei que permite gays assumidos nas Forças Armadas

Com 235 votos a favor e 194 contra, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou ontem, quinta-feira (27/05), medida que derruba a política "Don’t ask, don’t tell", que foi criada no governo Clinton e proíbe homossexuais de se assumirem nas Forças Armadas.

Para que o projeto se torne lei de fato, tem que ser aprovado pelo Senado norte-americano, que deve votar a medida no mês que vem. O projeto faz parte de um pacote militar que está sendo votado pela Câmara e Senado.

Robert Gates, secretário de Defesa, declarou apoio à medida. A maioria dos democratas, partido do presidente Obama, votou a favor da lei, porém, 26 votaram contra. Já do lado dos republicanos, que faz oposição ao governo, apenas cinco votaram a favor.

Atualmente o servidor das Forças Armadas que se declarar publicamente homossexual é expulso da corporação. Caso a lei seja aprovada, os militares gays poderão declarar a sua orientação sexual. O veto à lei "Don’t ask, don’t tell" é uma promessa de campanha do presidente Barack Obama.

Homofóbicos invadem beijaço na Universidade de Brasília e criam tumulto

CopaDellas 2010