Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

EUA: Celebridades criticam proibição da união gay

A vitória da chamada Proposta 8, projeto de lei que voltou a proibir o casamento gay na Califórnia, deixou algumas celebridades indignadas, entre elas a apresentadora Ellen DeGeneres, a cantora Melissa Etheridge e a DJ Samantha Ronson, namorada da atriz Lindsay Lohan.

Além da Califórnia, os estados do Arizona e da Flórida também aprovaram propostas semelhantes, contrariando os defensores do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em nota divulgada à imprensa, DeGeneres parabenizou Barack Obama, mas disse que ficou “triste” com a vitória da Proposta 8.

“A mudança está aqui. Eu, como milhões de americanos, sinto que demos um passo gigante em direção à igualdade depois destas eleições. O que vimos é história. Mas não posso explicar o que senti esta manhã, quando soube que a Proposta 8 havia sido aprovada na Califórnia. Fiquei triste, muito mais que poderia imaginar: no dia seguinte daquele passo gigante, demos um outro atrás”, escreveu a apresentadora.

Ao jornal “The Daily Beast”, a cantora Melissa Etheridge comentou; “OK. Então a Proposta 8 foi aprovada. Certo, entendi. 51% de vocês acham que eu sou uma cidadã de segunda classe. Certo. Então minha mulher é minha colega de quarto? Namorada? Amiga especial? Vocês terão que me ajudar porque não sei ao certo como chamá-la”, ironizou Etheridge.

Já a DJ Samantha Ronsom escreveu em seu blog no MySpace: “Eu acho que as pessoas se preocupam mais com os animais do que com o próximo, isso é muito triste para mim.”

As principais ONGs de direitos LGBT nos EUA enviaram uma petição à Suprema Corte da Califórnia para que ela invalide o projeto de lei. No site da campanha contra a Proposta 8, foi publicada a seguinte mensagem: “Não não vamos desistir. Como disse Martin Luther King em seu último e famoso discurso, ‘Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização'”.

Sair da versão mobile