Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

EUA: estado da Carolina do Norte aprova lei que proíbe o casamento gay

Uma emenda à Constituição do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi colocada em votação na última terça-feira (08). Tal emenda proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado.

Os eleitores da Carolina do Norte foram às urnas e a proibição foi aprovada. Cerca de 61% votaram a favor da lei para que o casamento gay não seja permitido e 39% votaram contra.

Com isso, a Constituição local só considera uma união doméstica legal se for entre um homem e uma mulher. Desse modo, a Carolina do Norte se torna o 31º estado norte-americano (ao todo são 50) a ter uma lei desse tipo.

Até agora, o casamento gay nos EUA é permitido nos estados de Nova York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, assim como no Distrito de Columbia, ao qual faz parte a capital Washington.

Já no estado de Washington os casais do mesmo sexo poderão se casar a partir de 7 de junho e em Maryland a partir de 2013. Outros cinco estados (Delaware, Havaí, Illinois, Novo Jersey e Rhode Island) permitem uniões civis entre homossexuais.

Obama
O caso bota mais lenha na fogueira do presidente Obama que, a seis meses das eleições presidenciais, ainda não deu sua opinião clara sobre o casamento gay, com medo de perder os votos dos conservadores.

Em 2008, quando ainda era candidato à Presidência, Obama deu seu apoio às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, mas expressou sua oposição ao casamento.

Enquanto isso, o vice-presidente Joe Biden se declarou a favor do casamento gay e disse que a série "Will & Grace" ajudou a educar o povo americano sobre o tema.

Sair da versão mobile