Os ares realmente parecem estar mudando nos Estados Unidos. Apesar de alguns revezes, como a proibição da união e/ou casamento gay em certos estados – o último a banir foi a Carolina do Norte -, as pesquisas têm apontado que, apesar da pouca diferença em favor, a maioria dos norte-americanos hoje aprova a legalização do casamento entre pessoas de mesmo sexo: 50% a 48%, segundo pesquisa do Instituto Gallup divulgada em maio.
De lá para cá, até o presidente Barack Obama se declarou favorável à questão: a primeira vez que o chefe do Executivo faz uma declaração assim na história do país.
O governo de Obama também se tornou conhecido por determinar o fim da política Dont Ask, Dont Tell, segundo a qual militares americanos eram impedidos de divulgar sua orientação sexual homossexual ou questioná-la a seus pares.
Agora, os Estados Unidos dão mais um passo à frente. Ontem, dia 26 de junho, o Departamento de Defesa, pela primeira vez, patrocinou um evento relacionado ao Orgulho LGBT no Pentágono.
A cerimônia contou com uma palestra do Conselheiro Geral do Departamento de Defesa, Jeh Johnson, e com um painel de discussão sobre o valor da diversidade no serviço militar. Johnson é reconhecido por ser um dos principais agentes responsáveis pela queda da política Dont Ask, Dont Tell e, no discurso para um público de cerca de 400 pessoas entre militares e civis, contou detalhes sobre sua revogação.
Confira abaixo ao vídeo do evento, que também mostrou declarações de Obama e do secretário de Defesa, Leon Panetta.