Demorou, mas finalmente o presidente Barack Obama se posicionou com relação ao casamento gay nos EUA. Nesta quarta-feira (09), durante uma entrevista a TV ABC, Obama declarou oficialmente seu apoio à comunidade LGBT.
"Em um determinado momento eu concluí que para mim, pessoalmente, é importante ir em frente e afirmar publicamente que eu acho que casais do mesmo sexo deveriam poder se casar", disse o presidente.
A declaração de Obama vem em um momento criterioso sobre a união de casais do mesmo sexo. Nesta quarta-feira mesmo, o estado da Carolina do Norte aprovou uma lei que veta o casamento gay.
Além de sofrer forte pressão por parte de ativistas e movimentos sociais que lutam pelos direitos dos homossexuais nos EUA, Obama se viu em uma situação pouco confortável depois que seu vice, Joe Biden, afirmou ser favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ainda foi mais longe ao declarar que o seriado "Will & Grace" ajudou a educar o povo americano.
"Eu havia hesitado sobre o casamento gay em parte porque eu achava que as uniões civis eram suficientes. Eu era sensível ao fato de que, para muitas pessoas, a palavra 'casamento' é algo que invoca tradições e crenças religiosas muito fortes", explicou-se Barack Obama, ao ser questionado sobre o por quê demorou tanto para tomar uma posição.
Abaixo, assista ao trecho da entrevista de Barack Obama à TV ABC.