in

Evento do Itaú debate a invisibilidade dos homossexuais no mercado brasileiro

No último dia 31 de março, ocorreu em São Paulo o evento "Consumidor: Você está ciente do seu papel?", promovido pelo banco Itaú e que integrou a série de encontros "Diálogos Itaú de Sustentabilidade".

O evento teve como objetivo compartilhar opiniões dos públicos que se relacionam com o Itaú para refletir de forma inovadora a respeito do tema "Consumo". Através de palestras inspiracionais, convidados levaram experiências e cases diretamente ligados à sustentabilidade, buscando a reflexão do público sobre o papel do consumidor frente às diferentes exigências do mercado atual.

A editora de livros Laura Bacellar (foto) participou com o tema "Clientes Invisíveis". Em sua apresentação, Bacellar mostrou como o mercado ainda ignora as minorias sexuais, tratando homossexuais, mulheres separadas, negros, entre outros, como invisíveis.

A empresária, fundadora da Editora Brejeira Malagueta, observou que as empresas ignoram um mercado estimado em 18 milhões de brasileiros, ou seja, 10% da população. "As empresas não só não me veem como lésbica, como também não veem 18 milhões de brasileiros", destacou. "Empresas que conversam com esse público não veem esses 10% e também não veem as outras minorias. Ninguém nem sabe o que é transgênero, ninguém nem imagina o que sejam bissexuais. O que nós vemos sempre são imagens, falas e apelos para consumo que presumem a heterossexualidade", acrescentou.

"Consumidor: Você está ciente do seu papel?" também contou com as presenças do médico psiquiatra e psicoterapeuta Ercy Soar, do professor de finanças pessoais Jurandir Macedo e do advogado e professor de Direito do consumidor Ricardo Morishita.

Assista no player abaixo à apresentação de Laura Bacellar.

Leia na íntegra a edição nº 4 da revista A Capa

O que Bolsonaro deveria aprender com Michael dos Santos