Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Ex-jogador diz conhecer 12 atletas gays no futebol

Durante o fórum ‘Homofobia: O fim do tabu no futebol’ realizado em Londres, pela Associação de Futebol (FA), o ex-jogador de futebol Paul Elliot disse que conhece 12 jogadores gays.

Em 12 anos de carreira, Elliott jogou no Celtic, Chelsea e Aston Villa. Atualmente, trabalha como consultor de igualdade na Comissão dos Direitos Humanos. No discurso, ele também afirmou que jogadores gays não saem do armário por temerem a reação dos fãs.

As declarações do ex-jogador coincidem com o lançamento de uma campanha do grupo ‘Kick It Out’ para combater o preconceito no universo futebolístico. A iniciativa vai levar jogadores profissionais para realizar debates em escolas, universidades e centros comunitários.

Em entrevista ao site ‘Pinknews’, o ativista dos direitos humanos na Inglaterra, Peter Tatchell, disse que planeja fazer um vídeo contra a homofobia com jogadores heterossexuais que será exibido na MTV. "Este vídeo poderá ser distribuído aos clubes de futebol, escolas e clubes juvenis, e poderia ser reproduzido nos estádios, antes dos jogos", disse.

Um levantamento de 2006 revelou que 57% dos futebolistas acham seu esporte homofóbico. Justin Fashanu, único jogador profissional que assumiu sua homossexualidade, deixou os campos em 1990 e se matou oito anos depois.

Sair da versão mobile